Na noite desta terça-feira, 15 de setembro, a Apple apresentou em direto a sua nova geração de iPhones no já famoso evento da marca de tecnologia, que foi transmitido a partir da Califórnia, nos Estados Unidos. Tim Cook, o atual CEO, subiu ao placo para apresentar algumas novidades, nenhuma delas propriamente disruptiva em comparação com o lançamento da gama iPhone 12, no ano passado.
Os novos smartphones são o iPhone 13 mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Em termos de design, pode contar com uma estrutura em quase tudo semelhante à da geração anterior, apenas com pequenas alterações, entre as quais se destaca o já antecipado tom millennial pink (ou “cor-de-rosa millennial”, em português) nos dois modelos mais baratos, que foi bem recebido nas redes sociais.
Entre as novidades a nível de hardware, há melhorias nas câmaras, baterias que duram mais tempo e um processamento mais rápido. Os modelos Pro ganharam também uma opção de armazenamento superior e um novo modo de retrato para gravar vídeos. Estes upgrades chegarão sem um aumento dos preços — serão, segundo os responsáveis, iguais aos de lançamento dos modelos anteriores, o que significa que, em Portugal, deverão variar entre os 829€ e os 1.279€.
Além dos smartphones, a Apple revelou ainda alguns upgrades nos iPads e uma nova geração de Apple Watch, a série 7. É um dispositivo mais fino, com um ecrã maior que o seu antecessor — 20 por cento mais largo em relação série 6, para sermos exatos. Mostra 50 por cento mais texto e tem um teclado integrado que pode ser usado para responder às mensagens. Ainda não se sabe o preço de venda em Portugal, mas nos Estados Unidos será de 399 dólares, algo equivalente a 337€.
Para apresentar algumas das novidades nos iPads, a Apple usou vídeos com imagens de Lisboa, tanto do centro como da Ponte Vasco da Gama, da Aula Magna e do Museu da Marinha. Ainda não há datas de lançamento para as novidades da Apple, apenas foi revelado que deverão chegar algures no final do outono aos Estados Unidos.