Moda

Maria Gambina levou o amarelo fluorescente da sua infância ao Portugal Fashion

A criadora portuguesa apresentou uma coleção com materiais sustentáveis esta sexta-feira no Porto.
Créditos: Luís Porto.

“Uma coleção feminina em silhueta space age, num ambiente afro-americano da década de 60” foi o que Maria Gambina propôs para a primavera/verão de 2021 no Portugal Fashion. Esta sexta-feira, 16 de outubro, o segundo dia da 47.ª edição do evento recebeu uma apresentação da criadora na Alfândega do Porto pelas 17 horas.

No desfile, abundaram detalhes que pretendem remeter para a infância, como bordados em favos de mel, rendas, franzidos elásticos e folhos em várias camadas. Os materiais usados pela designer nesta edição — que assinala os 25 anos do evento dedicado à moda — são todos sustentáveis e contemporâneos.

Entre eles, destaca-se a aplicação, nas malhas, de acabamentos técnicos em membradas de proteção antibacteriana, que se apresentaram em películas finas e transparentes ou em amarelo fluorescente. No entanto, foi o branco que predominou entre as propostas da coleção, com alguns apontamentos de azul real e amarelo fluorescente.

Como começou Maria Gambina?

Maria Cristina Lopes nasceu em Oliveira de Azeméis em 1969. Formou-se em Design de Moda e venceu em 1998 o concurso de design e conceção das fardas para os funcionários da Expo 98, em parceria com José António Tenente. 

Ao longo do seu percurso como criadora, participou em diversos eventos nacionais e internacionais, além de ter vencido vários prémios em concursos de design, como o Sangue Novo, em edições de 1992 e 1993 da ModaLisboa, ano em que criou a marca Maria Gambina. Em 1997 ganhou o prémio Criadora do Ano’97 pela Look Elite e, em 1998, o Globo de Ouro na categoria de Personalidade do Ano em Moda.

Em 1994 começou também a ensinar Design de Moda em instituições como o CITEX, CENATEX, a Escola de Moda do Porto e também, mais recentemente, a ESAD, onde durante oito anos coordenou e foi professora da Unidade Curricular Projeto II, da licenciatura de em Design de Moda. Entre os seus alunos, estão nomes como Nuno Baltazar, Katty Xiomara, Ricardo Andrez, David Catalán, Inês Torcato e Gonçalo Peixoto.

A seguir, carregue na galeria para conhecer as novas propostas da criadora.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT