Moda

Marián Ávila: a modelo com síndrome de Down que brilhou na nova campanha da Levi’s

A espanhola já queria pisar as passerelles aos seis anos. Em 2018, fez história na Semana da Moda de Nova Iorque.
Tem 23 anos.

A 24 de outubro, a conta de Instagram portuguesa da Levi’s partilhou a fotografia que arrecadou mais “gostos” nos últimos meses. Nela, a modelo espanhola Marián Ávila aparece vestida com umas calças de ganga, camisa e blusão da marca e um sorriso orgulhoso de quem já se habituou a quebrar barreiras.

Quando tinha 21 anos, a jovem com Síndrome de Down cumpriu um dos seus maiores sonhos e rompeu com os preconceitos da indústria ao desfilar na Semana da Moda de Nova Iorque. Agora, com 23, é a cara de uma nova campanha da Levi’s que quer representar mulheres que saem dos padrões de beleza considerados “normais”.

“Com esforço, tudo se consegue nesta vida. Confio em mim mesma, gosto de me maquilhar, gosto de me vestir, gosto que me penteiem. A moda faz-me sentir segura comigo mesma e também me emociona. Trabalho, sonho, magia e fantasia. Porque todas as mulheres têm de seguir em frente sem nunca se renderem”, pode ouvir-se a modelo a dizer no vídeo de apresentação da campanha.

Marián Ávila nasceu em Benidorm, em Espanha, e decidiu desde pequena que queria ser modelo e atriz. Em 2016 surgiram os primeiros convites para desfilar para a marca Lina Lavin e no ano seguinte a primeira grande campanha publicitária, para a cadeia El Corte Inglés, em Espanha.

Já em 2018, cumpriu o sonho de desfilar na Semana da Moda de Nova Iorque. Tinha 21 anos quando pisou a passerelle a 8 de setembro para a criadora Talisha White e se tornou na primeira modelo internacional com Síndrome de Down a participar no evento, onde usou vários vestidos de gala opulentes. Na mesma apresentação que celebrava a diversidade esteve também a americana Tae McKenzie, que se desloca numa cadeira de rodas.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Levi’s® España (@levis_spain) a

“Senti-me muito feliz e adorei a passerelle”, disse a espanhola na altura à agência de notícias “Associated Press”, acrescentando: “Queria mostrar ao mundo que não há barreiras”.

Já a designer, Talisha White, afirmou que Ávila já estava a revolucionar a indústria da moda e a receber atenção de revistas e designers depois de aparecer no desfile. “Tem sido uma supermodelo ocupada e está a conhecer todo o género de pessoas.” “The New York Times”, “Harper’s Bazaar” e “Vanity Fair” foram apenas algumas das publicações internacionais que lhe deram destaque. À última, contou que a paixão pela moda começou aos seis anos, quando já pintava a cara com aguarelas como se fossem maquilhagem.

Mais tarde, estudou em Madrid aulas de passerelle, fotografia, styling, cabeleireiro e etiqueta, a sua favorita. “É importante saber estar, comer de forma elegante, ser educada e decidir as coisas com amabilidade”, afirmou. Na sua vida diária, aplicou esta disciplina nos seus hábitos alimentares e de exercício, que começou a mudar quando pisou a passerelle pela primeira vez em 2016. “Faço desporto todos os dias e como de forma muito saudável. Gosto muito de fruta e de comida grelhada. Não como nada de pastéis nem doces. Quero cuidar-me e estar bem comigo mesma”, acrescentou.

Esta forma positiva de levar a vida levou-a a cunhar o seu próprio lema: “eu consigo”. Marián também não tem medo de sair de Espanha e até já passou uma temporada a estudar na Universidade de Oxford, no Reino Unido, com a irmã Ángela, que a ajuda a gerir a sua conta profissional no Instagram, onde já tem mais de 35 mil seguidores.

O próximo passo, diz, é entrar na universidade para estudar jornalismo. “Quero ser jornalista e escrever livros como os de J. K. Rowling”, revelou à “Vanity Fair”. “Também estou a estudar numa escola de atores de Madrid. Adoro a Emma Watson e a Cameron Diaz. Gostava de ir a Los Angeles, fazer um filme e ser uma estrela. Tudo se sonha. E os sonhos tornam-se realidade.”

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Marian Avila (@marianavilamodel) a

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT