Moda

Marques’Almeida levaram o Portugal Fashion para a ponte suspensa de Arouca

A dupla de criadores portugueses apresentou este sábado as propostas sustentáveis de streetstyle para a próxima temporada.
As peças foram feitas com tecidos reciclados.

Ao último dia do Take 2 da edição no sofá do Portugal Fashion — que arrancou na quinta-feira, 22 de abril — Marques’Almeida encarregaram-se de levar um dos momentos mais memoráveis desta edição no sofá, que foi dividida em dois momentos devido às indicações da Direção-Geral da Saúde.

A primeira parte aconteceu entre os dias 18 e 20 de março, com as apresentações de criadores como Katty Xiomara, Maria Gambina, Ernest W. Baker e Maria Carlos Baptista. Agora, o Take 2 está a chegar ao fim, mas as transmissões continuam a decorrer em acesso livre e por streaming através da PF Digital TV, no site oficial da organização até às 20 horas, com o último desfile da “The Sofa Edition”, que coube a Alves/Gonçalves.

Pelas 19 horas deste sábado, a dupla Marques’Almeida apresentou um desfile virtual que foi gravado no espetacular cenário da ponte suspensa de Arouca. As propostas são para o outono/inverno de 2021/22 e, segundo os criadores, são um grande passo em direção ao seu compromisso com a sustentabilidade.

Deram-lhe o nome de Environmental and Social Responsibility Manifesto (ou manifesto ambiental e de responsabilidade social, em português). As peças foram todas produzidas localmente e incluem tingimento a partir de desperdícios, gangas feitas de algodão reciclado, fibras biodegradáveis, tecidos feitos de resíduos de plástico do oceano reciclados e nenhumas fibras à base de petróleo.

Formam uma coleção de streestyle muito fresh, com tons vivos como o lilás, o roxo, o azul, o verde-menta, amarelo torrado, preto, cor-de-rosa e muitas propostas em tecidos tie-dye arrojados, exuberantes. É vestuário feminino e masculino muitas vezes oversized, com franjas, folhos, malhas coloridas, cintos e mangas abaloadas.

As peças dividem-se principalmente entre camisas, vestidos, tops, calças de ganga, cardigans, sweatshirts e T-shirts compridas.

Como começou a Marques’Almeida?

Marta Marques e Paulo Almeida estudaram na Citex, no Porto e tornaram-se no primeiro ano de curso um casal e dupla criativa ao mesmo tempo. Em 2009, foram viver para Londres, no Reino Unido, onde terminaram um mestrado em Moda na escola de artes Central Saint Martins, onde também se formaram designers como Alexander McQueen e Stella McCartney.

A dupla participa desde 2010 na London Fashion Week com uma linha de roupa e acessórios femininos para a sua marca. A Marques’Almeida já vestiu celebridades como Rihanna, FKA Twigs, Beyoncé e a sua irmã, Solange, e Sarah Jessica Parker.

Em 2014 venceram o prémio de Talento Emergente em Moda Feminina nos British Fashion Awards e desenharam uma coleção para a Topshop. No ano seguinte foram distinguidos pelo grupo LVMH (a que pertence a Louis Vuitton), na categoria de Jovens Estilistas de Moda.

Carregue na galeria para conhecer as novas propostas dos criadores.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT