Moda

Marques’Almeida e o novo streetstyle com uma vista espetacular no Portugal Fashion

A dupla radicada em Londres, no Reino Unido, fez um manifesto sobre a sustentabilidade na manhã deste sábado.
Créditos: Luís Porto.

Pelas 11 horas deste sábado, 17 de outubro, o terceiro e último dia da 47.ª edição do Portugal Fashion começou com uma apresentação off location de Marques’Almeida, que aconteceu numa localização secreta. Chegados ao WOW Porto – World of Wine, os espetadores foram surpreendidos com a apresentação da dupla radicada em Londres, no Reino Unido, com uma vista espetacular sobre a ponte Luís I com pano de fundo. Por lá, mostraram uma nova coleção de streetwear que se quis assumir como um manifesto pela sustentabilidade.

“Quem és tu?” e “o que é importante para ti?” foram as questões levantadas ao longo da apresentação, num apelo à responsabilidade social e ambiental através de uma coleção onde não se perderam as habituais referências punk e grungy, combinadas com elementos, formas e padrões que se inspiram na cultura portuguesa.

Marta Marques e Paulo Almeida, os criadores da dupla, quiseram com este manifesto “levar a sério a vulnerabilidade e a fragilidade de cada um”, com o objetivo de “apoiar, nutrir, honrar e empoderar” a comunidade. A marca afirma que quer assumir-se como um “motor de mudança” para ajudar a consciencializar o mundo da moda para o problema da sustentabilidade.

Como começou a Marques’Almeida?

Marta Marques e Paulo Almeida estudaram na Citex, no Porto e tornaram-se no primeiro ano de curso um casal e dupla criativa ao mesmo tempo. Em 2009, foram viver para Londres, no Reino Unido, onde terminaram um mestrado em Moda na escola de artes Central Saint Martins, onde também se formaram designers como Alexander McQueen e Stella McCartney.

A dupla participa desde 2010 na London Fashion Week com uma linha de roupa e acessórios femininos para a sua marca. A Marques’Almeida já vestiu celebridades como Rihanna, FKA Twigs, Beyoncé e a sua irmã, Solange, e Sarah Jessica Parker.

Em 2014 venceram o prémio de Talento Emergente em Moda Feminina nos British Fashion Awards e desenharam uma coleção para a Topshop. No ano seguinte foram distinguidos pelo grupo LVMH (a que pertence a Louis Vuitton), na categoria de Jovens Estilistas de Moda.

Carregue na galeria para conhecer as novas propostas dos criadores.

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