“A imagem conta”, afirma João Alferes, um engenheiro informático que, durante anos, se viu frustrado com a dificuldade de encontrar as peças de roupa ideais para ocasiões especiais. Antes de apresentações ou reuniões com clientes, por exemplo, passava horas a fio a procurar o conjunto perfeito, sem sucesso.
A situação repetiu-se tantas vezes que o empreendedor, de 28 anos, decidiu encontrar uma solução para simplificar este processo de decisão. Há cerca de dois anos, mergulhou no mundo da inteligência artificial, aprendeu programação e desenvolveu os primeiros testes de um projeto inovador.
Assim nasceu a Match The Look, uma plataforma inovadora que está instalada no stand A535 (pavilhão três), na Web Summit, e será apresentada esta quinta-feira, 14 de novembro, às 16 horas no palco nove. O objetivo da ferramenta é permitir que os utilizadores partilhem e descubram outfits completos, com links diretos para a compra de cada peça.
“Em vez de procurar em vários sítios, está tudo centralizado numa única plataforma”, explica João Alferes à NiT. “Não vendemos nada diretamente, funcionamos como um hub que conecta os utilizadores a diversas marcas de forma acessível e prática”, detalha.
Qualquer pessoa pode usar a aplicação: basta partilhar com uma fotografia de um conjunto e indicar a origem de cada peça. Em seguida, adicionam-se os links para a compra e a publicação fica visível para todos os interessados.
“Atualmente, muitos influenciadores mostram os seus looks e dão dicas de moda, mas as descrições são por vezes exaustivas ou nem sequer existem”, acrescenta. “O objetivo não é substituir as redes sociais, mas funcionar como um complemento. Se alguém procura inspiração, esta plataforma é o lugar certo.”
Embora a Match The Look ofereça subscrições mensais — plus (9,99€) e premium (25,99€) — os serviços básicos, como a partilha de imagens e acesso à funcionalidade que recorre à inteligência artificial (IA) — são gratuitos. Os subscritores têm vantagens, mas não é obrigatório criar uma conta.
A plataforma adapta-se ao utilizador e aos seus gostos. Uma das funcionalidades permite conversar com um sistema de inteligência artificial para obter conselhos de estilo personalizados e visualizar os resultados com os outfits sugeridos.
Quando se carrega uma imagem com um look, as ferramentas ajudam a encontrar produtos semelhantes. A seleção é simples: basta escolher entre dois filtros disponíveis (masculino ou feminino) e, em seguida, alterar o estilo entre várias categorias, como formal, casual, vintage, elegante ou desportivo.
Uma incubadora para pequenas marcas
Nas próximas semanas, será lançada uma nova funcionalidade que permite importar uma imagem de uma rede social, do Google ou até uma acabada de captar na rua. A IA vai analisar a fotografia e indicar onde é possível encontrar peças semelhantes para replicar qualquer look.
A presença na Web Summit, explica João Alferes, “é um anúncio oficial daquilo que propomos fazer”. “Procuramos parcerias porque, no mundo das startups, as pequenas empresas costumam passar despercebidas, especialmente nesta área.”
Neste momento, o engenheiro informático está focado em encontrar projetos que complementem a Match The Look, criando uma rede de entreajuda. Um dos objetivos é chegar a marcas portuguesas, não só para inspirar os utilizadores, mas também para apoiar o crescimento de pequenos negócios.
“Além disso, há muitos países presentes [na conferência] e é importante ter várias opiniões e entender as necessidades de cada público”, defende. Uma das estratégias pode passar por colaborar com influenciadores e profissionais da área, porque, como afirma João Alferes, “quanto mais conteúdo for criado, mais pessoas serão ajudadas a resolver o dilema sobre o que vestir”.
“Estamos à procura de um tipo de clientes muito específico”, admite. E como os descreveria? “Pessoas mais conscientes das possibilidades da tecnologia, ao mesmo que aceitam transformar a forma como se relacionam com a moda”, conclui.
A Match The Look já está disponível online. As aplicações para iOS e Android estão em desenvolvimento, com previsão de lançamento para breve.
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