Frequentemente subestimadas, as meias ganharam outro protagonismo quando foram reinventadas. O surgimento do nylon, em 1935, transformou a produção destas peças, tornando-as mais acessíveis. No entanto, a grande revolução no que toca ao estilo aconteceu quando ultrapassaram a funcionalidade e tornaram-se um statement. Com a ousadia dos anos 60, por exemplo, ganharam com padrões psicadélicos e cores vibrantes.
Começaram a popularizar-se entre as mulheres precisamente nessa década, quando os modelos chegavam ao até ao tornozelo e completavam os icónicos looks com minissaias. A preferência pelos pares de cano alto, baixo ou médio foi variando, mas a tendência dos pares chamativos, com tons inusitados, desenhos ou logótipos de marcas conhecidas continuou a ganhar força. Além das habituais etiquetas desportivas, as meias começaram a exibir outro tipo de insígnias, como a da retalhista Lidl.
Agora, o Metropolitano de Lisboa aderiu à tendência e lançou dois modelos. A novidade foi divulgada esta segunda-feira, 17 de fevereiro, nas redes sociais. “Inspiradas no universo do Metro, são o presente perfeito para os verdadeiros fãs da cidade e da mobilidade sustentável”, lê-se numa publicação no X.
Já tens as tuas meias oficiais do Metro? 🧦
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— Metropolitano de Lisboa (@metro_lisboa) February 17, 2025
Para já foram apresentados apenas dois modelos, ambos disponíveis entre os tamanhos 36 e 46, com 85 por cento de algodão orgânico na composição. Um dos pares apresenta tons de azul, magenta e amarelo, sendo que cada meia tem as cores em diferentes posicionamentos, conforme o pé. Quem preferir uma opção mais discreta, pode escolher a proposta com “os pictogramas que orientam milhões de passageiros”, em dois tons, azul ciano e escuro.
As meias de cano médio já estão disponíveis para venda online e cada par custa 10€.
