Moda

Miguel Vieira e David Catalán apresentaram as coleções na Semana da Moda de Milão

Os desfiles dos estilistas portugueses decorreram num dos eventos mais importantes do mundo.
David Catalán no final do desfile.

Ao longo dos anos, o Portugal Fashion tem sido uma das principais forças impulsionadoras da internacionalização de designers nacionais. Para isso levam todas as estações dois ou três convidados às semanas de moda internacionais onde podem apresentar as sua coleções. Na edição de inverno deste ano — no caso, na semana de moda masculina de Milão —, Miguel Vieira e David Catalán foram os escolhidos para mostrarem aquilo de que são capazes.

As apresentações decorreram durante a manhã do dia 17 de janeiro, no número 58 da Via Tortona, no Padiglioni Visconti. As duas linhas, destinadas ao público masculino, foram feitas a pensar já na próxima estação fria: o outono-inverno de 2022.

Na coleção de David Catalan, a inspiração veio da versatilidade e conforto dos uniformes usados nas escolas britânicas dos anos 60 e 80. A partir daqui, a ideia do designer foi trabalhar na sua desconstrução, trazendo um pouco de rudeza aos looks clássicos através de materiais como o denim, para torná-los mais utilitários. A nível cromático foram as gradações de azuis, pretos e verdes que dominaram a apresentação.

No caso de Miguel Vieira, o português optou por dar continuidade ao trabalho que tem vindo a apresentar ao longo dos anos, com o seu “Black Dinner”. Recorrendo, essencialmente, ao preto e ao azul escuro, as peças que percorreram a passerelle inspiravam-se na “alfaiataria clássica que se conjugam com saias; padrões gráficos ou mais orgânicos em camisas, gravatas e acessórios; e tecidos ricos em texturas ou com tratamentos técnicos”, afirmou.

Estes não foram os dois únicos designers convidados para apresentar as suas coleções nas semanas de moda internacionais pelo Portugal Fashion. Ernest W. Baker também fará parte do grupo de criadores que mostram as suas linhas fora de Portugal. Neste caso, o designer fará uma exibição híbrida — física e digital—, no dia 19 de janeiro, no Palais de Tokyo, em Paris.

De acordo com a informação passada pelo mesmo sobre esta linha: “A estrutura e detalhes da alfaiataria intemporal serão explorados, com a introdução de bordados com minuciosos acabamentos em processos artesanais, mantendo-se o símbolo da rosa na coleção — representando, simultaneamente, força e fragilidade”.

Carregue na nossa galeria para conhecer alguns dos looks apresentados por Miguel Vieira e David Catalán em Milão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT