Moda

ModaLisboa: aqui estão os finalistas do Sangue Novo

Dez jovens designers apresentaram as suas propostas este sábado de forma totalmente diferente das outras edições.
Pilar do Rio, vencedora do público.

O final do terceiro dia da ModaLisboa, no Parque Eduardo VII, ficou marcado com a apresentação de Sangue Novo. Há semelhança do ano passado, foram apresentadas propostas de dez criadores, para serem escolhidos cinco finalistas que vão apresentar uma nova coleção na edição de março do evento. Só aí se sabe quem fica em primeiro lugar da competição.

Devido à pandemia, a ModaLisboa tem sofrido várias alterações, nomeadamente a entrada total no espaço digital. E foi precisamente o que aconteceu com a apresentação do Sangue Novo neste sábado, 10 de outubro.

Todos os criadores mostraram as suas cinco propostas através de um vídeo pré-gravado e que estava a ser transmitido via livestreaming — uma vez que esta é a edição mais exclusiva do evento à data, devido à pandemia do novo coronavírus. André Jorge, Andreia Reimão, Ari Paiva, Ana Rita de Sousa, Benedita Formosinho, Bolota studio, Bruno Feliciano, João Januário, Pilar do Rio, e Rafael Ferreira viram as suas peças serem apresentadas no Parque Eduardo VII através de uma projeção em tela branca.

No final, era então altura de dar conta dos vencedores. Em primeiro lugar, foi divulgado o prémio Feeting Room, que irá valer ao projeto Bolota studio a venda das suas peças nas lojas The Feeting Room, no Chiado (Lisboa), Lóios e Foz (Porto).

Em segundo lugar, os tão esperados finalistas que irão apresentar uma nova coleção na edição de março da ModaLisboa. São eles: Andreia Reimão, Ari Paiva, Arndes (Ana Rita de Sousa), Fora de Jogo (João Januário), e Rafael Ferreira.

Por fim, sobrava a grande novidade de Sangue Novo desta edição. Foi criado um prémio do público, pela primeira vez. E como funcionava? Durante o livestreaming das dez apresentações, o público votou online no seu concorrente favorito. Pilar do Rio recebeu 1500€, oferecidos pela Moche.

De seguida, relembre o desfile da Buzina que abriu a ModaLisboa na quinta-feira, 8 de outubro — papel que tem sempre cabido a Sangue Novo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT