Ao início da noite deste domingo, 18 de abril, Gonçalo Peixoto apresentou as suas propostas para o outono/inverno. A coleção do criador português surgiu num desfile digital filmado numa casa em ruínas, ao som da música “Galenteio”, da banda portuguesa Três Tristes Tigres.
O quarto e último dia da ModaLisboa Comunidade arrancou por volta das 16h30 e contou com uma programação de conteúdos 100 por cento digitais que puderam ser acompanhados em live streaming através do site oficial da organização, na app (disponível para iOS e Android) e na ModaLisboa app TV para clientes MEO. O evento termina depois da apresentação de Ricardo Preto, que está marcada para as 21 horas.
Nesta edição totalmente adaptada à pandemia, Gonçalo Peixoto trouxe uma linha que partiu do isolamento social e de uma “enorme necessidade de sentir o toque e a proximidade entre os corpos de uma forma nunca antes experienciada”. A coleção para a próxima temporada foi buscar elementos estéticos ao disco e quer transportar-nos para alguns dos sentimentos mais nostálgicos daquela época.
Entre os tecidos, destacam-se os acetinados, as lantejoulas, as rendas, os volumes, folhos, ombros pronunciados, transparências e cortes assimétricos. As cores são vivas, vibrantes, com destaque para o azul, o fúcsia, o verde e os padrões florais, que tomaram diferentes tons e interpretações. No fundo, são tons divertidos que nos querem fazer dançar e cantar as nossas músicas favoritas, numa referência a esse mesmo desejo do toque e da liberdade.
“Somos movidos pelo desejo de sair e reviver alguns dos melhores momentos e histórias que permaneceram nas nossas memórias”, explica o criador.
Como começou Gonçalo Peixoto?
É fundador da proeminente marca de moda feminina com o mesmo nome. Começou a estudar Design de Moda em 2012, em Guimarães, licenciou-se na ESAD, Escola Superior de Artes e Design, no Porto. As suas coleções têm atraído a atenção de várias lojas de moda conceituadas, além de revistas de moda e várias influencers, atrizes e celebridades em Portugal, como Raquel Strada, Diana Chaves, Anita Costa, Mariana Monteiro e, claro, também Rita Pereira.
Em setembro de 2017, Gonçalo Peixoto apresentou a sua primeira coleção em desfile durante a London Fashion Week. Em 2019 foi nomeado para Personalidade do Ano em Moda nos Globos de Ouro da SIC e tem sido ao longo das últimas temporadas uma das presenças mais aguardadas nos maiores eventos de moda do nosso País.
A seguir, carregue na galeria para conhecer as propostas do designer para o outono/inverno de 2021/22.