Moda

ModaLisboa: as propostas vibrantes de Gonçalo Peixoto são para quem quer dançar

O criador português apresentou um desfile digital filmado numa casa em ruínas ao som de Três Tristes Tigres.
As cores vibrantes.

Ao início da noite deste domingo, 18 de abril, Gonçalo Peixoto apresentou as suas propostas para o outono/inverno. A coleção do criador português surgiu num desfile digital filmado numa casa em ruínas, ao som da música “Galenteio”, da banda portuguesa Três Tristes Tigres.

O quarto e último dia da ModaLisboa Comunidade arrancou por volta das 16h30 e contou com uma programação de conteúdos 100 por cento digitais que puderam ser acompanhados em live streaming através do site oficial da organização, na app (disponível para iOS e Android) e na ModaLisboa app TV para clientes MEO. O evento termina depois da apresentação de Ricardo Preto, que está marcada para as 21 horas.

Nesta edição totalmente adaptada à pandemia, Gonçalo Peixoto trouxe uma linha que partiu do isolamento social e de uma “enorme necessidade de sentir o toque e a proximidade entre os corpos de uma forma nunca antes experienciada”. A coleção para a próxima temporada foi buscar elementos estéticos ao disco e quer transportar-nos para alguns dos sentimentos mais nostálgicos daquela época.

Entre os tecidos, destacam-se os acetinados, as lantejoulas, as rendas, os volumes, folhos, ombros pronunciados, transparências e cortes assimétricos. As cores são vivas, vibrantes, com destaque para o azul, o fúcsia, o verde e os padrões florais, que tomaram diferentes tons e interpretações. No fundo, são tons divertidos que nos querem fazer dançar e cantar as nossas músicas favoritas, numa referência a esse mesmo desejo do toque e da liberdade.

“Somos movidos pelo desejo de sair e reviver alguns dos melhores momentos e histórias que permaneceram nas nossas memórias”, explica o criador.

Como começou Gonçalo Peixoto?

É fundador da proeminente marca de moda feminina com o mesmo nome. Começou a estudar Design de Moda em 2012, em Guimarães, licenciou-se na ESAD, Escola Superior de Artes e Design, no Porto. As suas coleções têm atraído a atenção de várias lojas de moda conceituadas, além de revistas de moda e várias influencers, atrizes e celebridades em Portugal, como Raquel Strada, Diana Chaves, Anita Costa, Mariana Monteiro e, claro, também Rita Pereira.

Em setembro de 2017, Gonçalo Peixoto apresentou a sua primeira coleção em desfile durante a London Fashion Week. Em 2019 foi nomeado para Personalidade do Ano em Moda nos Globos de Ouro da SIC e tem sido ao longo das últimas temporadas uma das presenças mais aguardadas nos maiores eventos de moda do nosso País.

A seguir, carregue na galeria para conhecer as propostas do designer para o outono/inverno de 2021/22.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT