Este domingo, 10 de outubro, o último dia da ModaLisboa “And Now What?” recebeu a nova coleção da marca portuguesa Buzina. Na 57.ª edição, que marca os 30 anos desde que o evento foi fundado, o público está de regresso, mas limitado. Quem quiser, pode acompanhar a Lisboa Fashion Week através das apps ModaLisboa e do site oficial da organização.
Pelas 16 horas, a primeira fila da assistência no Capitólio já estava cheia de caras conhecidas que vestiam as propostas da criadora Vera Fernandes, entre elas Sónia Balacó e Carina Caldeira. “WHiM” é uma linha exuberante, sobre caprichos, vontades e extravagâncias urgentes.
“A coleção acabou por ser toda ela construída através da ideia de que nós precisamos agora de estar um bocadinho mais exuberantes, de extravasar um pouco mais, que no fundo é o que nos apetece a todos. E acabou por influenciar tudo o que a envolve”, explicou Vera Fernandes à NiT.
É uma linha que quer vestir divas, “tudo aquilo que passam e transmitem”, nas palavras da criadora. O vídeo da campanha deste “capricho” de Vera Fernandes conta com a participação de quatro mulheres, que falam dos seus impulsos, sonhos, moda e de como o poder pode ser vestível. São elas Inês Herédia, Gisela João, Sónia Balacó e Vera Deus.
“O que aconteceu foi que neste ultimo ano estávamos todos um bocadinho presos e castrados e isso acabou por criar em mim uma vontade enorme de, ao contrário das outras coleções, por a mulher ainda mais feminina e por tudo XXL. Se eu já costumava fazer as coisas extra, agora elevámos tudo ao expoente máximo“, acrescentou a diretora da Buzina.

Pela passerelle, desfilaram peças volumosas, com os folhos e franzidos a que a criadora nos acostumou, mas também macacões, silhuetas mais leves e fluidas. O tafetã está presente em quase tudo, por vezes trabalhado de forma ainda mais imponente, e chega em tons de castanho, terracota, azul, verde, cor-de-rosa, com um estampado de girafa que serviu de fio condutor a todas as peças. À NiT, a criadora já tinha adiantado que haveria algumas surpresas entre as cores.
Edredons foram vestidas como capas, cruzadas ao ombro ou por cima do peito. São, na realidade, casacos hiper volumosos, coletes e lenços acolchoados. É a linha mais ambiciosa da criadora até agora.
Sobre o regresso ao formato físico, adianta: “A experiência do que nós fizemos na última edição da ModaLisboa, para a buzina também foi uma experiencia nova e acabou por ser bastante positiva porque permitiu a muitas pessoas que não poderiam estar presentes ver o desfile.”
No entanto, para Vera, não há nada que substitua o desfile presencial. Na passada segunda-feira, 4 de outubro, comentou com entusiasmo o regresso às passerelles. “É claro que estou empolgada com a ideia, que estou ansiosa, acho que toda a gente sabe que o que se vive na passerelle é mágico e nada substituiu o público.”
Ainda que a pandemia tenha influenciado indiretamente o processo criativo, o que vemos nesta linha é uma vontade enorme de desconfinar de vez. “Enquanto mulher, quero-me arranjar, sair, fazer acontecer. Acima de tudo, é isso que quero passar nesta coleção. Estamos a precisar mesmo disto, pelo amor de Deus.“
Como começou a Buzina?
A Buzina foi criada por Vera Fernandes em 2016, a partir da ideia de que uma peça não precisa de ter tamanhos diferentes. Um modelo de tamanho único pode ser usado como vestido, camisolão, camisa ou da forma que a cliente quiser.
O nome da marca portuguesa vem da pretensão que tinha de “fazer barulho” quando chegou ao mercado. Todos os anos, tem vindo a lançar coleções originais, cada uma com 20 peças produzidas entre 10 e 70 vezes. Como complemento, são lançadas três novidades a cada quinzena.
“Cada costureira é responsável pela peça do início ao fim. Acredito que só assim a peça é especial e a sua qualidade irrepreensível. A sustentabilidade social também é uma das políticas da marca e acredito que cada peça irá fazer parte da história de alguém e, por isso, deve ser o mais personalizada possível”, explica Vera Fernandes.
A criadora não têm medo de acentuar os ombros ou de arriscar no volume. A popularidade da Buzina tem vindo a crescer no mercado português, entre participações recorrentes na ModaLisboa e a preferência que lhe é dada por it girls e influencers do nosso País.
A seguir, carregue na galeria para ver imagens do desfile de Buzina na ModaLisboa “And Now What?”.