Moda

ModaLisboa: Carlos Gil carimbou as peças com os beijos que não demos na pandemia

O criador português encerrou o terceiro dia do evento com as propostas para o outono/inverno.
O criador com as modelos.

Para encerrar o terceiro dia da ModaLisboa comunidade, Carlos Gil apresentou as suas propostas para o outono/inverno num desfile virtual que foi transmitido em live streaming pelas 22 horas deste sábado, 17 de abril. Esta que é a primeira edição totalmente digital do evento pode ser acompanhada livremente através do site, na app (disponível para iOS e Android) e na ModaLisboa app TV para clientes MEO.

“Now Know” foi o nome que o criador português deu a esta linha, apresentada num vídeo com pouco menos de sete minutos. Nele, os modelos desfilaram com peças coloridas, urbanas e descontraídas em tons vivos, entre os quais predominaram os laranjas, o cor-de-rosa, o amarelo e o azul-bebé, mas também alguns apontamentos de preto e branco.

No entanto, o estampado de lábios esteve em destaque em várias peças, como um elemento de color blocking em vestidos, blazers, calças e sobretudos, mas os beijos também serviram para carimbar cachecóis e casacos. Os tecidos são, maioritariamente, leves e fluidos, com alguns recursos a detalhes acolchoados (como, por exemplo, no capuz de um casaco). 

Segundo o designer, o sentimento, a emoção e a partilha sempre foram as principais ferramentas para o seu equilíbrio. A cor, o abraço e o beijo, acrescenta, serviram como base de inspiração para o desenvolvimento desta coleção, que chega como uma partilha de emoções. Para ele, esta partilha deve ser, mais do que nunca, uma prioridade quando atravessamos um tempo desconhecido.

Afinal, como começou Carlos Gil?

O criador nasceu em Nampula (Moçambique) no final da década de 1960, mas foi em Portugal que se formou em Design de Moda. Em 1998, inaugurou o seu primeiro atelier no Fundão, cidade onde ainda hoje vive. Poucos anos depois, conseguiu abrir a sua primeira loja em nome próprio.

2009 foi o ano em que se apresentou pela primeira vez no Portugal Fashion e desde logo captou a atenção da indústria da moda. Há cinco anos foi convidado para participar na ModaLisboa, onde apresentou a primeira linha de prêt-a-porter (primavera/verão 2015).

Mais recentemente, a marca Carlos Gil tem-se expandido internacionalmente, através da participação em eventos como a Milano Moda Donna Fashion Week ou a semana da moda da Polónia. A par do seu papel enquanto criador de moda, também dá aulas de Produção de Moda na ETIC (Escola de Tecnologias Inovação e Criação) desde 2010.

Ao longo da sua carreira tem recebido variadíssimos prémios, dos quais dois Globos de Ouro para Melhor Estilista, um entregue em 2015 e outro em 2017. Carlos Gil é atualmente conhecido por criar peças de roupa de estilo cosmopolita e muito elegantes, sem nunca descurar a procura pela beleza feminina e a qualidade dos materiais.

De seguida, carregue na galeria para conhecer a coleção do criador para o outono/inverno de 2021/22.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT