Moda

ModaLisboa: Gonçalo Peixoto levou-nos numa viagem aos anos 2000

O estilista apresentou um desfile onde o streetwear glam se fundiu com a natureza do Jardim Carlos Lopes.
No final do desfile.

Passavam poucos minutos das 15 horas, quando uma música com forte batida tão característica dos desfiles de moda começou. A modelo que liderava a fila que aguardava fora do Jardim Carlos Lopes para entrar, marcava o ritmo com a perna. A edição pandémica da ModaLisboa é assim. Com tudo ao ar livre, não há segredos, bastidores escondidos ou grandes surpresas.

Ao seu lado, Gonçalo Peixoto sente a música com as pernas e bate palmas. O desfile começa. Numa espécie de labirinto, cada modelo passa por entre o verde do jardim, pontuado por malmequeres amarelos.

Começava uma viagem ao passado. Como o próprio descreve, esta coleção é “um regresso aos anos 2000 para resgatar a energia positiva que marcou o início do milénio” — algo que tanta falta nos faz quando vivemos uma pandemia que condiciona a vida de todos.

A coleção Circa 2000 parte do streetwear glam, que foi visível através dos jogos de transparências e de peças curtas, onde os vestidos foram os reis e o cor-de-rosa dominou. Flores, brilhos, assimetrias e plissados marcaram o desfile muito aplaudido, que contou com figuras ilustres na fila da frente como Luís Borges, Carina Caldeira, Bárbara Bandeira e Kasha.

“Na exploração da ténue barreira entre a sensualidade e a sexualidade, descobrimos a imagem de uma mulher que é a sua própria estrela, que controla o que revela, despudoradamente”, descreve Gonçalo Peixoto. Circa 2000 é ainda uma aliança entre a tecnologia e a tradição que está presente nos materiais e nas silhuetas. Uma coleção para mulheres seguras e elegantes.

Como começou Gonçalo Peixoto?

É fundador da marca de moda feminina com o mesmo nome. Começou a estudar Design de Moda em 2012, em Guimarães, e atualmente está a terminar a licenciatura na ESAD, Escola Superior de Artes e Design, no Porto. As suas coleções têm atraído a atenção de várias lojas de moda conceituadas, além de revistas de moda e outros artistas.

Em setembro de 2017, Gonçalo Peixoto apresentou a sua primeira coleção em desfile durante a London Fashion Week. No ano passado foi nomeado para Personalidade do Ano em Moda nos Globos de Ouro da SIC.

De seguida, carregue na galeria para ver o desfile de Gonçalo Peixoto este domingo, 11 de outubro, último dia da edição 55 da ModaLisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT