Moda

ModaLisboa: Nuno Gama surpreendeu toda a gente com uma performance conceptual

O criador português apresentou a sua nova coleção pelas 17 horas deste domingo no Capitólio, em Lisboa.
Um bebé na passerelle.

Este domingo, 10 de outubro, Nuno Gama apresentou na ModaLisboa “And Now What?” a sua mais recente coleção. A 57.ª edição do evento é também aquela que marca 30 anos desde a sua fundação e instalou-se de 7 a 10 de outubro (quinta-feira a domingo) entre a Estufa Fria e o Capitólio.

Depois de uma edição 100 por cento digital em abril, o público está de regresso, mas limitado. Quem quiser, pode acompanhar a Lisboa Fashion Week através das apps ModaLisboa e do site oficial da organização.

O acontecimento estava marcado para as 17 horas, mas só pelas 17h15 se desligaram finalmente as luzes do Capitólio, para dar início àquilo que foi uma performance cheia de surpresas, uma metáfora sobre a vida que contou com a participação de estrelas como Ruben da Cruz, Vitor Silva Costa, NBC ou Igor Regalla.

Um cartomante, pastores, um bebé de colo, uma criança ou um homem a fazer estranhos movimentos vestindo uma burca cor-de-rosa. Aconteceu um pouco de tudo no Capitólio para mostrar as propostas do criador português para a próxima temporada: vestuário de homem composto por streetwear, predominantemente blazers, joggers, calças de alfaiataria. 

A 10 de outubro de 2020, Nuno Gama já tinha apresentado um espetáculo sem coleção neste mesmo evento — apenas um casaco foi passado entre os manequins. Agora, o estilista mostrou que os tempos estranhos, pandémicos, ficaram para trás.

Como começou a carreira de Nuno Gama?

Nuno Gama nasceu a 22 de abril de 1966 e viveu até à adolescência em Azeitão. Nessa altura, mudou-se para o Porto com o objetivo de fazer o curso de moda no Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, mais conhecido por CITEX. Concluiu os estudos em 1991, data em que criou a sua primeira empresa: Nuno Gama Têxtil.

Ainda nesse ano, o criador apresentou a sua primeira coleção na ModaLisboa. Dois anos mais tarde, em 1993, ganhou o concurso para a criação das fardas dos funcionários dos museus portugueses — prémio que lhe deu algum nome. Seguiram-se as presenças em mais eventos nacionais (inclusive o Portugal Fashion) e em feiras pelo mundo, como a Nouvel Espace, em Paris, ou Gaudí, em Barcelona.

Em 1996, abriu em Lisboa a primeira de nove lojas. Hoje, vende para todo o mundo, em mercados como os Estados Unidos, Japão, China e Angola, por exemplo. No mesmo ano, ganhou um Globo de Ouro, na categoria de Personalidade do Ano, e a 9 de junho de 2015 foi reconhecido como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2016, completou 50 anos e assinalou a data com a 50.ª coleção. A NiT aproveitou a celebração para entrevistar o sobrinho do escritor Sebastião da Gama, que até nos confidenciou que, se não fosse estilista, teria sido cozinheiro.

A seguir, carregue na galeria para ver imagens do desfile de Nuno Gama na ModaLisboa “And Now What?”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT