Moda

Momento histórico: o dia em que Eunice Muñoz desfilou na ModaLisboa

A primeira edição da semana da moda na capital celebrou a relação entre o design e o teatro com a participação da atriz.
Recorde o momento.

Eunice Muñoz é um dos maiores nome da história da cultura portuguesa. Agora, depois da sua morte na sexta-feira, 15 de abril, com 93 anos, fica a memória dos vários papéis que interpretou em palco, ao longo dos seus 80 anos de carreira no cinema, na televisão e no teatro.

Contudo, Eunice também participou em eventos ligados à moda, apesar de poucas pessoas se lembrarem disso. Em 1991, na primeira edição de sempre da ModaLisboa, Eunice Muñoz desfilou na passarela. A foto do acontecimento foi partilhada pelo apresentador Pedro Crispim, que homenageou a atriz ao recordar este momento histórico. “Eunice, Obrigado!”, escreveu na publicação de Instagram, por altura da morte da atriz.

A convite da designer Manuela Gonçalves, uma das pioneiras da moda portuguesa, a artista portuguesa surgiu com um vestido revestido de franjas prateadas. “Nessa altura, a ModaLisboa foi no Teatro de São Luís e havia uma ligação muito direta entre alguns designers e o próprio teatro”, conta à NiT Eduarda Abbondanza, diretora da Associação ModaLisboa. “Daí a ideia de convidar a Eunice Muñoz”.

A relação entre os designers de moda, o teatro e a dança revelou-se forte desde o princípio. Ao longo destes anos, várias atrizes passaram pela ModaLisboa, mas Eunice foi uma escolha muito particular. Falamos, afinal, da “grande dama do teatro português”.

“Em 1991, mais do que o cinema ou a dança, o teatro era a atividade primeira da cultura. Era a mais ativa”, acrescenta Eduarda. “Havia muitas salas de espetáculo e muitas companhias de teatro, então havia uma relação muito grande entre os criativos de moda e os figurinos de teatro”. A própria criadora, Manuela Gonçalves, também trabalhava em figurinos para peças de teatro.

Inaugurada no mês de abril de 1991, a ModaLisboa surgiu como “uma pequena aventura” que dura até aos dias de hoje, com uma equipa que não tinha noção da grandiosidade que estavam a projetar. O evento juntava pessoas de todas as áreas culturais e artísticas em Lisboa, inserindo-se “numa movida própria dos anos 90 que movimentava a cidade”. É dessa forma que Eduarda Abbondanza recorda a edição especial.

“Deve ter sido um momento emocionante, porque foi um momento de moda absolutamente inaugural. E nós estávamos na casa do teatro”, explica à NiT.

Recorde o momento inesquecível com o vídeo do desfile, disponibilizado pela Associação ModaLisboa à NiT.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT