Os óculos enormes e o estilo extravagante eram a imagem de marca de Iris Barrel Apfel. A influencer de 102 anos morreu nesta sexta-feira, 1 de março. A notícia foi adiantada através da sua conta de Instagram, onde tinha cerca de três milhões de seguidores. A causa, porém, não foi revelada.
A publicação rapidamente se encheu de comentários em homenagem à fashionista. “Ela inspirou muitas mulheres a serem arrojadas, corajosas e autênticas, e a ignorarmos o número de anos que vivemos para passarmos a ver a idade como uma oportunidade para brilharmos. Que legado maravilhoso”, lê-se num dos exemplos.
Iris nasceu em Queens (Nova Iorque) a 29 de agosto de 1921. Era filha única de uma russa e de um americano abastado que detinha uma empresa de espelhos. Depois de estudar artes na Universidade de Wisconsin (EUA), começou a trabalhar no “Women’s Wear Daily”, uma revista famosa no mundo da moda que foi fundada em 1910.
Casou com Carl Apfel, com quem nunca teve filhos, em 1948. Juntos, fundaram uma empresa de tecidos para interiores, chamada Old World Weavers, que colaborou com a Casa Branca ao longo do mandato de nove presidentes, entre os quais Nixon e Reagan.
Até 2005, apenas a elite norte-americana reconhecia o nome da nova-iorquina de origens judaicas. Desde esse ano, as suas excentricidades tornaram-na numa celebridade no mundo da moda.
Em 2019, aos 97, assinou pela IMG Models, uma agência onde brilham nomes como Gigi Hadid, Gisele Bündchen ou Karlie Kloss. Capa de inúmeras revistas, bateu recorde atrás de recorde. Foi estrela da “Dazed and Confused” em 2012, e ainda desfilou para nomes como Kate Spade ou Alexis Bittar.
As peças que teimam em não combinar, os óculos extravagantes e as opiniões politicamente incorretas tornaram-na famosa entre os millennials. Décadas antes de correr os feeds de Instagram dos mais novos, trocava elogios e conselhos entre a elite, nos corredores da Casa Branca ou nas festas da alta sociedade.
Leia o artigo da NiT e conheça melhor a história singular daquela que era a influencer mais velha do mundo.