O Museu do Design e da Moda (MUDE), conhecido pelas suas prestigiadas coleções de moda internacional, reabriu esta quinta-feira, 25 de julho, após oito anos em obras. Inaugurado em 2009, fechou sete anos depois. O prédio de oito andares, a antiga sede do Banco Nacional Ultramarino, junto ao arco da Rua Augusta, foi alvo de obras de requalificação. A reabertura foi feita com a inauguração de uma exposição sobre o próprio edifício.
O MUDE encontra-se agora a funcionar em pleno e as obras permitiram acrescentar algumas valências como uma biblioteca com um acervo de documentação na área do design e um auditório, uma loja e serviços educativos. Em setembro passarão a funcionar a cafetaria, o restaurante e a livraria.
Para quem gosta de acompanhar de perto as alterações, “O Edifício em Exposição” é uma oportunidade para ficar a conhecer a arquitetura e as transformações que o MUDE sofreu. A visita é gratuita até domingo, 28 de julho. Após essa data é cobrada um valor de entrada de 11€, exceto às sextas das 17 às 21 horas e aos domingo das 10 às 14 horas.
O espaço museológico abriga 11 coleções com mais 1.400 peças das áreas de design de produto, moda, gráfico, interiores, cenários de teatro e joalharia contemporânea — tais como bibliografias, cartazes, maquetes de espetáculos, entre outros.
Apesar do seu encerramento em 2016, o museu continuou a sua atividade numa programação de exposições, dentro e fora de Lisboa, com o nome “MUDE Fora de Portas”. As iniciativas decorreram até 2022, quando a instituição preparou uma exposição dedicada aos 100 anos de design gráfico em Portugal.