Para as mulheres com menos de um metro e sessenta, ir às compras e encontrar um par de calças que assenta na perfeição pode ser um verdadeiro desafio. Felizmente, o mundo dos jeans está em constante transformação e, no meio de tantos modelos que são reinventados, há designs que parecem ter sido criados a pensar em corpos específicos. É o caso do estilo flare.
As jeans flare são calças que começam a ficar mais folgadas a partir dos joelhos, alargando à medida que se aproximam do tornozelo. A parte inferior pode apresentar um corte mais conservador, como os modelos bootcut, ou ter uma bainha larga ainda mais dramática, como a famosa boca de sino. Tudo vai depender da preferência do consumidor.
Para quem deseja crescer uns centímetros, o truque passa por optar por um corte cropped. Quando terminam acima do tornozelo, criam a ilusão de que as pernas são maiores. E não precisa de se preocupar com o frio, desde que combine o par com umas botas — ou até com meias coloridas mais altas, um dos fenómenos da temporada.
É claro que isto não impede que peças com a bainha mais descida não cumpram com o mesmo efeito. Mesmo que o tecido desça quase até aos pés, o efeito não é contraproducente, porque a cintura justa ajuda a balançar a silhueta.
No caso específico das calças flare, têm sido um sucesso na indústria da moda desde os loucos anos 20, quando a visionária Coco Chanel lançou uma linha que seguia o estilo. No entanto, o denim ainda não era uma aposta para todas as temporadas, como acontece hoje em dia. Eram usados outros tecidos. Ainda antes disso, eram utilizadas por marinheiros dos Estados Unidos da América que aproveitavam a parte inferior mais larga quando se molhavam.
Ao longo da década de 70, foi o momento em que o modelo de calças passou a ser revestido por ganga e desfilou nas pernas de homens e mulheres de todas as idades e faixas etárias — tal como acontece hoje em dia.
Se quiser ganhar alguns centímetros, carregue na galeria e descubra uma seleção de jeans flare que vão cumprir com o propósito. Aproveite que estamos no mês da Black Friday para renovar o armário.