Moda

Nova obsessão: os acessórios néon que criam semáforos nas caras das mulheres

Não foi uma tendência anunciada, mas os pigmentos fortes são um sucesso. Mais um efeito da moda dopamina.
Pode usar com tons neutros ou vibrantes.

Os tons de ouro, prata e rosa que normalmente associamos à joalharia estão a ser deixados para trás. De forma discreta, por mais irónico que seja, as cores neón regressaram ao mundo da moda sem que nos apercebêssemos, dominando muitos dos looks de street style. Se inicialmente a coloração era incorporada nas peças de roupa, já se prolongou até às joias e restantes acessórios.

Pode-se apontar o ano de 2018 como a última vez em que o néon fez parte do nosso armário. Na altura, com a apresentação da primeira coleção masculina da Louis Vuitton, Virgil Abloh criou algum debate em torno dos coletes vibrantes em amarelo e laranja que desfilaram na passarela. Além disso, complementou os looks com acessórios que, nessa estação, foram bem recebidos.

No entanto, a febre da altura em nada se compara com aquilo que assistimos atualmente. Designers de moda, influencers ou até mesmo os nossos colegas de trabalho olham para o potencial eletrizante de cores como o rosa, o verde, o amarelo ou o laranja quando assumem esta pigmentação.

Muito se tem falado da moda dopamina, numa alusão ao neurotransmissor cerebral ligado ao humor, ao bem-estar e às sensações de prazer. Esta forma de vestir pós-pandémica pretende que, através das peças de roupas que vestimos, sejamos capazes de transmitir alegria ou uma energia contagiante. Não há forma mais eficaz de fazê-lo do que com as chamativas cores néon.

No caso dos acessórios, começaram por ser a forma das pessoas mais céticas se atirarem de cabeça para estas cores tão intensas. Os pequenos apontamentos deste tom através de uma simples carteira ou de um par de brincos já não são, contudo, um passo para alguém se habituar à tonalidade. São mesmo um fenómeno pela forma tão certeira como, de forma simples, tornam qualquer look mais irreverente.

Da Balenciaga à Valentino, passando pela Jacquemus, são várias as marcas de luxo que têm apostado neste segmento. A própria Swarovski está a acrescentar muitas propostas à sua oferta que fogem dos tons clássicos. Fora do mundo da moda, há também muitas lojas mais acessíveis que têm opções que podem agradar a quem pretende explorar o estilo.

Carregue na galeria e veja algumas das opções que a NiT reuniu para usar. De brincos a anéis, passando pelas carteiras, de certeza que vai encontrar uma sugestão para si.

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