Moda

O fenómeno da década: as noivas querem cada vez mais vestidos de casamento amarelos

O desejo de tornar a cerimónia ainda mais especial tem levado a novas tendências. Esta é realmente inesperada.
A festa torna-se ainda mais contagiante.

É um cliché dizer isto, mas é verdade: as regras foram feitas para serem quebradas. Nos últimos anos, a forma como nos apresentamos ao mundo tem sido controlada, sobretudo, pela nossa própria vontade. E, em plena época de casamentos, também as cerimónias estão a seguir caminhos diferentes do usual. O dia mais feliz da vida de muitas mulheres está a destacar-se pelo abandono da tradição, com várias cores a substituirem o branco. Uma das mais procuradas nos últimos meses é o amarelo.

De acordo com o Google Trends, a análise dos dados revela que houve um aumento de 140% nas pesquisas por vestidos amarelos em geral. No entanto, o crescimento mais significativo é o aumento de pessoas interessadas em encontrar “vestidos amarelos para casamento”. Uma procura que subiu 200%.

Os vestidos pretos também estão em crescimento, tal como vários tons de azul e rosa. No entanto, há algo muito específico que tem feito esta cor superar o interesse a curiosidade de muitas outras tonalidades. A stylist Susana Volz explica à NiT que o fenómeno passa, sobretudo, pelo contexto pós-pandémico em que nos encontramos.

Com os casamentos em 2022 a serem celebrados sem as restrições dos últimos anos de pandemia, há novas formas de encarar a cerimónia. “O amarelo é uma cor que traz felicidade. É a tendência da moda dopamina, com as cores da roupa a influenciar a forma como nós nos sentimos. As noivas querem sentir-se felizes no seu dia de casamento”, acrescenta.

A tendência da moda dopamina — em referência ao neurotransmissor que causa a sensação de felicidade — é usada para descrever a roupa e os acessórios de cores fortes e eletrizantes, que nos ajudam a despertar a boa disposição. Apesar da tranquilidade que encontramos no branco, a necessidade também passa por experimentar coisas novas.

“Existe um número cada vez maior de mulheres que querem casamentos fora do tradicional, dentro ou fora do País”. A stylist afirma que o uso de cores mais incomuns (pelo menos, tendo em conta o esperado) é uma das formas encontradas para o efeito de tornar o dia ainda mais especial, feito à medida de cada mulher.

Além disso, “o amarelo é uma cor que fica incrível em mulheres mais morenas”. Ou seja, esta tendência pode impactar sobretudo mulheres portuguesas e do resto do Mediterrâneo, com tons de pele que combinam na perfeição com o visual. Isto não impede que mulheres com tons mais pálidos encontrem soluções.

Por outro lado, no caso dos sapatos que acompanham o vestido de noiva, Susana acredita que o amarelo não é a melhor opção. Os tons mais neutros ou o uso do color blocking podem ser formas mais eficazes de combinar os vestidos.

Carregue na galeria para descobrir a forma como as noivas estão a incorporar a tonalidade nos seus casamentos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT