O “The Rock” é o maior diamante branco alguma vez leiloado e pode quebrar outro recorde. No leilão que ocorre esta quarta-feira, dia 11 de maio, em Genebra, é expectável que o valor da joia atinga os 30 milhões de dólares, ou seja, 28 milhões de euros. Se assim for, o evento organizado pela casa Christie’s entrará para a história.
Com cerca de 228,31 quilates, o diamante tem um tamanho semelhante a uma bola de golf. Ao seu lado, estará um diamante amarelo chamado “Red Cross Diamond”, que está associado à Cruz Vermelha britânica há mais de um século e pesa 205 quilates.
Max Fawcett, o responsável pelo departamento de joalharia da Christie’s, disse que “tem uma forma de pera perfeitamente simétrica”. Sublinha, ainda, que se trata de “uma das mais raras gemas a ser vendida num leilão”.
“THE ROCK” will go for auction during @ChristiesInc Magnificent Jewels Geneva on May 11th. 228.31-carat G VS1 pear-shaped diamond was mined & polished in South Africa over two decades ago and is the largest white diamond ever to appear for sale at auction!#ChampagneGem pic.twitter.com/Ds86YaDO54
— CHAMPAGNE GEM™️ (@xCHAMPAGNEGEMx) May 8, 2022
A pedra foi extraída no início dos anos 2000, na África do Sul. Antes de chegar a Genebra, também passou pelo Dubai, Taipei e por Nova Iorque, sendo que antes de se apresentar a solo integrava um colar Cartier do anterior proprietário não identificado.
Além dos diamantes, o leilão Magnificent Jewels — onde está incluída a peça —apresenta um lote com várias joias históricas e modernas. Os interessados podem contar com uma tiara de diamantes e pérolas do século XIX, um colar de diamantes da casa Harry Winston e uma pulseira de diamantes da década de 20, assinada pela Cartier.
O atual recorde de um diamante branco vendido em leilão é de aproximadamente 23 milhões de euros. A peça também foi vendida numa seleção da Christie’s, em Genebra, no ano de 2017. O “The Rock” ameaça atingir um valor muito superior.