Corria o já distante ano de 2001 quando a apresentação de Jennifer Lopez no programa TRL, da MTV, fez com que milhares de adolescentes se sentassem à frente da televisão. A estrela, atualmente com 54 anos, surgiu no ecrã com cinto largo, com uma fivela em forma de coração adornado com joias, combinado com um top brilhante e jeans. No dia seguinte, milhões tentaram recriar o look. O estilo — que incluía o acessório como elemento-chave — era também o favorito de Britney Spears, Paris Hilton ou Beyoncé.
O regresso da moda dos anos 2000 tem deixado muito boa gente dividida. Uns celebram o regresso dos jeans de cintura descida, das minissaias plissadas e das fitas para o cabelo, outros ficam horrorizados com a ideia de ver os fatos de treino da Juicy Couture de volta às ruas. Ainda assim, não há volta a dar.
Se olharmos para as fotografias da época, há outro acessório que era indispensável. O cinto XXL, com uma fivela tão grande e ousada que era vista ao longe, era o complemento final em qualquer look — fosse composto por um vestido, calças ou saia. No entanto, a promessa de que nunca mais sairiam do baú não foi cumprida e o seu regresso não tem sido discreto.
Usar estes acessórios como tops e espartilhos improvisados por cima de camisas, por exemplo, é um dos truques mais vistos. Na verdade, parece que os cintos estão a ser amarrados em todas as direções, a não ser para segurar um par de calças. Quando são combinamos com um par de jeans, o seu propósito é apenas decorativo.
Atualmente, os cintos podem parecer demasiado extravagantes, porém, basta combiná-los com peças mais discretas para serem o único statement. No verão, funcionam com vestidos curtos, saias de renda, tops simples ou minissaias recuperadas da mesma época. Outras optam por colocá-los em looks mais desportivos ou boémios, com saias cheias de folhos.
Estas propostas marcaram ainda presença nas últimas coleções das grandes marcas da moda na passarela, que já apresentaram a suas propostas para a estação fria de 2023. Michael Kors, Louis Vuitton e Versace são algumas das etiquetas gigantes que se juntaram à febre com acessórios de couro com tachas, discos de metal ou fivelas largas.
A cantora e compositora Rina Sawayama, um dos maiores nomes em ascensão, já se assumiu fã do estilo em diversas ocasiões, incluindo em casas de revista. “Adoro como isto cria uma sensação de inovação a partir de um produto que, por si só, pode ser enfadonho, mas ao usá-lo de outra forma, criamos uma roupa totalmente diferente”, explicou a sua stylist, Jordan Kelsey, em entrevista à “Paper Magazine”.
Tal como aconteceu no início do milénio, as estrelas pop estão na linha da frente para adotar este retorno inesperado. Porém, as ruas não mentem: as apaixonadas por moda tornaram os cintos XXL num item obrigatório do verão, que usam para acentuar a sua cintura em todo o tipo de materiais, dos mais clássicos aos inovadores.
A NiT reuniu algumas das opções mais ousadas que estão à venda nas lojas para complementar o seu visual. Dos modelos em couro aos mais brilhantes, carregue na galeria para conhecer as sugestões a partir dos 9,99€.