Moda

O que tem de especial o casaco de 12 mil euros usado por Vladimir Putin?

A peça da marca de luxo italiana Loro Piana custa mais do dobro do salário médio anual russo.
Não é (mesmo) para todos.

A sua decisão de invadir a Ucrânia, a guerra em curso — com toda a tragédia e devastação que tem causado —, não parecem ter qualquer impacto no estilo de Vladimir Putin, nem no seu gosto por peças de roupa de luxo. Durante um discurso no oitavo aniversário da anexação da Crimeia, o presidente da Rússia envergou um casaco de 1,5 milhões de rublos (cerca de 12 mil euros) ou, pondo as coisas em perspetiva, mais do dobro do salário médio anual no país.

Trata-se de uma criação da marca de luxo italiana Loro Piana. O casaco de caxemira azul-escuro e acolchoado tem, no enchimento, penas de ganso, camurça de cabra nas mangas e lã 100 por cento virgem — ou seja, foi extraída da primeira tosquia. Um modelo de elevadíssima qualidade só acessível a algumas contas bancárias. O casaco do presidente já não está disponível no site da empresa. No entanto, encontrámos um outro casaco bastante parecido e igualmente caro — custa aproximadamente 10.440€.

Segundo o “The Telegraph”, a insígnia transalpina é uma das favoritas dos extremamente ricos. Na verdade, estão não foi a primeira vez que Putin surgiu em público usar a marca — já tinha sido visto com um fato de treino da exclusiva etiqueta.

A Loro Piana é uma marca italiana de luxo que foi criada em 1924 pelo estilista Pietro Loro Piana. Viveu a sua primeira época de ouro logo a seguir à Primeira Guerra Mundial, quando o interesse por roupas muito luxuosas aumentou exponencialmente tanto na Europa como nos Estados Unidos da América.

Embora durante muitos anos a chefia da empresa se tenha mantido no seio da família Loro Piana, a direção mudou em 2013, quando 80 por cento da etiqueta foi adquirida pelo grupo LVMH — que detém também a Louis Vuitton — por 2,6 mil milhões de dólares (2,35 mil milhões de euros).

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT