O espaço nos armários não é infinito e, de tempos a tempos, todos temos de fazer uma triagem e guardar apenas as peças que realmente vestimos. Volvidas mais de duas décadas sobre os anos 90, é normal que muitas pessoas já tenham deitado fora as roupas que usaram nessa época. Porém, a moda é cíclica. Vários estilos que já estiveram sob as luzes da ribalta no passado estão de regressam e, na transição de uma estação para a outra, passámos de uma tendência para outra completamente oposta. Na estação fria, os modelos vão substituir as opções coloridas e mais extravagantes dos últimos meses.
Se os anos 80 foram caracterizados pelos excessos, exageros, cores e padrões, a década seguinte, de 90, foi marcada pela crença de que menos é mais. Calvin Klein foi quem mais contribuiu para essa mudança, sobretudo com os anúncios publicitários com Kate Moss e Naomi Campbell e o seu estilo heroin chic. Apesar da polémica em torno do regresso desta estética, que romantiza a magreza estrema, os designs dessa época continuam a resultar sob um olhar mais atual.

Os vestidos com silhuetas retas, cores sóbrias e poucos adornos são ideias para quem quer fugir às propostas cheias de glitter e lantejoulas. Para atingir este look effortless chic, a Zara tem um vestido descomplicado, super elegante e intemporal. A proposta comprida é marcada por um decote redondo, sem mangas e com as ombreiras muito subtis a serem o único traço que foge da simplicidade.
Outro pormenor, na zona lateral, é um drapeado bastante discreto e quase invisível a olho nu. Um pouco mais do que este tímido detalhe e a peça estaria a contrariar o estilo da era em que se inspira. E o melhor é que não precisa de inventar muito no styling — a não ser que esteja disposta a correr riscos.
A marca espanhola ainda não arrancou com a Black Friday, mas a peça já está com 40 por cento de desconto. Pode comprar o vestido no site da Zara por 22,99€ entre os tamanhos XS e M, visto que o L e o XL já estão esgotados.
Se quiser aderir a esta tendência revivalista, só precisa vestir uma única peça de roupa. Carregue na galeria para descobrir a nossa seleção de vestidos minimalistas (de várias marcas, cores e preços) que vão ser tendência nos próximos meses.