Moda

Os calções minúsculos que criam pernas sem fim são tendência este verão

Vistos na semana da moda, os short shorts vieram para alongar silhuetas. Quanto mais curtos, melhores.
Há várias vantagens.

Quando a controversa microssaia da Miu Miu foi apresentada na coleção de primavera-verão de 2022 da marca italiana, o modelo com apenas 20 centímetros gerou grande agitação nas redes sociais. Aplaudida por uns e criticada por outros, a maioria não levou o lançamento demasiado a sério.

Após o ressurgimento das bermudas e dos jorts, surgiu a necessidade de uma solução para as peças que ficam abaixo do joelho. Os short shorts, como são conhecidos os calções que desafiam as normas da gravidade, parecem seguir uma única regra: quanto mais curtos forem, mais desejáveis se tornam.

A tendência começou a ganhar forma no street style de Copenhaga, uma das primeiras cidades a acolher uma semana de moda. No meio do conforto nórdico, algo se destacou entre editores de moda, fotógrafos e criadores de conteúdo: as propostas micro-mini.

Antes disso, estes modelos já estavam presentes em diversos desfiles. A Prada encontrou uma maneira de os tornar apropriados para o ambiente de trabalho, enquanto a Tom Ford os deixou ainda mais chamativos, com blusas desabotoadas. A Coach, por sua vez, optou pela pele à mostra, utilizando tops transparentes e soutiens de renda.

A realidade é que estas peças podem ser integradas numa vasta gama de estilos, de modelos clássicos em ganga a opções em algodão, passando por formas mais casuais e desportivas. A melhor parte é que existe uma infinidade de formas de os combinar, seja com blusas de folhos ou crop tops estilosos.

Inspirados na estética Y2K, estes calções começaram a escalar a lista de tendências com as batidas do álbum viral “Brat”, de Charli XCX, uma das defensoras deste estilo, além de já terem sido usados por figuras como Hailey Bieber, Zendaya, Sydney Sweeney, Emma Corrin e Kristen Stewart, para citar apenas alguns nomes.

Estes calções ultra-curtos são ideais para exibir as pernas, fazendo-as parecer mais longas — especialmente quando combinados com plataformas — e acentuam as curvas de forma apelativa, criando uma silhueta mais definida.

E não se trata de uma proposta exclusivamente feminina. A Gucci, por exemplo, apresentou 40 pares de calções na sua coleção masculina de primavera-verão 2025 durante a semana de moda em Milão. Na primeira fila estava o ator Paul Mescal, que tornou os modelos curtos uma imagem de marca.

Carregue na galeria para ver uma seleção de peças, de várias marcas e estilos, e aderir à tendência dos short shorts (desde 5€).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT