Moda

Os jeans mais antigos do mundo foram vendidos por 107 mil euros

O par de calças encontrado num baú afundado num naufrágio de 1857 foi leiloado por um valor astronómico.
Imagem: Holabird Western Americana Collections

Um par de calças de ganga, retirado de um baú encontrado num navio naufragado em 1857, ao largo da Carolina do Norte,  nos Estados Unidos da América, foi arrematado num leilão por 107 mil euros. Os jeans, considerados os mais antigos do mundo, foram vendidos pela casa de leilões Holabird Western American Collections.

Trata-se de um modelo branco, destinado ao trabalho mineiro, que conta com uma abertura frontal com cinco botões. A peça  fazia parte do conjunto de 270 artefactos da chamada Corrida do Ouro (o fenómeno migratório associado à procura pelo ouro e outros metais preciosos que aconteceu no final no século XIX na Califórnia).

Estas calças de ganga são como a primeira bandeira colocada na Lua, um momento único na História da aventura espacial”, disse Dwight Manley, sócio-gerante do California Gold Marketing Group, citado pelo “Huffpost”.  O grupo foi o responsável pela venda das calças leiloadas.

A origem do modelo ainda não é conhecida, embora Fred Holabird, presidente da leiloeira Holabird, acredite que pode ter alguma ligação com Levi Strauss, considerado o inventor dos jeans. Apesar da peça em causa ter surgido num navio naufragado 16 anos antes do primeiro protótipo fabricado pela marca, e poder ser uma versão inicial, vários historiadores — entre eles Tracey Panek, diretora do arquivo da Levi Strauss & Co. — defendem que tal não passa de especulação.

Antecedem o primeiro modelo da Levi’s. Fotografia: Holabird.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT