Moda

Estes 10 jeans tendência estão todos à venda na Zara (por menos de 30€)

À boca de sino, com corte a direito, com aberturas ou com tornozelos à mostra: alguns dos modelos que estão in esta temporada.

Os jeans foram inventados no século XIX por Levi Strauss com o propósito puramente funcional de serem calças de trabalho. Com o passar dos anos, foram sendo adaptados a outros propósitos e algumas dessas reinterpretações já fazem parte da história desta peça de roupa.

Em 1976, Calvin Klein enviou para as passerelles um par de jeans — foi o primeiro designer a fazê-lo. As calças de ganga de criador revelaram-se um enorme sucesso comercial e a marca norte-americana soube promovê-las da melhor maneira, convidando modelos como Brooke Shields ou Claudia Schiffer para as suas campanhas.

Isto, claro, foi antes de surgir Kate Moss e o estilo “heroin chic” dos anos 90, eternizado numa das campanhas publicitárias mais icónicas de sempre (também da Calvin Klein) que pôs a modelo ao lado de Mark Wahlberg. Nessa altura, os jeans já faziam parte das coleções de grandes casas de moda, desde a Versace à Dolce & Gabbana, passando pela Dior.

jeans
Brooke Shields nos anos 80, à esquerda. Mark Wahlberg e Kate Moss nos anos 90, à direita.

Em 2021, a peça de roupa (que devia ser) indispensável no guarda-roupa de qualquer ser humano está a viver um momento áureo. Nunca tantos estilos foram tão tendência ao mesmo tempo como agora. Falamos de modelos como os mom jeans, as calças à boca de sino, de corte a direito, com pernas largas, com aberturas nas bainhas, com comprimentos pelos tornozelos ou a arrastar pelo chão.

Na Zara, é possível encontrar todos os jeans tendência do momento por menos de 30€. A NiT reuniu 10 sugestões — carregue na galeria para as conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT