Moda

Os lenços na cabeça estão de volta (e não servem só para esconder o cabelo sujo)

A tendência já foi adotada por várias celebridades. Podem ser utilizados de diferentes formas, e adaptam-se a todos os estilos.
Dos anos 50 para 2024.

Que a moda é cíclica já todos sabemos, mas ir buscar inspiração à década de 1950 talvez não fosse o movimento criativo mais previsível de 2024. Afinal, estamos a falar de um retrocesso de 70 anos. Contudo, foi o que aconteceu — e esta viagem no tempo pela história da moda trouxe os lenços na cabeça de volta. 

Naquela época, estes quadrados de seda ou algodão eram a base de inúmeros looks de grandes estrelas do cinema como Marilyn Monroe, Sophia Loren e Elizabeth Taylor. Para além de serem uma forma de proteger os seus penteados, também serviam para passarem despercebidas (quando possível).

Agora, testemunhamos ao regresso do lenço graças a figuras como a modelo Hailey Bieber — que usou um exemplar com um padrão de leopardo sobre um boné de basebol no Coachella. Sabrina Carpenter, no seu vídeo “Por Favor, Por Favor, Por Favor” combinou um lenço azul e um vestido com óculos de sol e Rihanna adora atar um carré Hermès — um lenço de seda de alta-costura — num passeio pela cidade. Também a atriz Jennifer Lawrence foi vista com um na última semana de moda de Paris outono/inverno 2024.

Hailey Bieber no Coachella.

Como é habitual com todas as tendências do século XXI, o TikTok também popularizou a ideia, com uma grande variedade de vídeos tutoriais para conseguir o visual ou como transformar um lenço simples num acessório de destaque.

A maneira clássica de o utilizar é simplesmente ao redor da cabeça, dobrando o lenço num triângulo, colocando-o no topo e dando um nó no pescoço. Para um look mais vintage ou de estrela de cinema, pode colocar o lenço nos ombros, amarrá-lo e depois passá-lo por cima da cabeça.

No entanto, a vantagem destes lenços é que são uma opção muito versátil que pode ser usada de várias maneiras — até mesmo no cabelo ou para dar um toque elegante e cheio de estilo a uma carteira, por exemplo.

Carregue na galeria para ver algumas das formas de aderir a esta tendência recuperada dos anos 50.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT