Quando Henry Bae era uma criança, lembra-se de querer usar saltos altos em público, mas de ter demasiada vergonha para o fazer. “Costumava ficar para trás nas caminhadas depois do jantar com a minha família, para poder desfilar nos dedos dos pés e imaginar que estava a andar com uma inclinação”, conta à “Vogue“.
Hoje, Bae e Shaobo Han, o cofundador da sua marca, Syro, fazem da sua missão tornar os saltos altos acessíveis a todos. Juntos, desenham sapatos cheios de estilo numa grande variedade de tamanhos masculinos. Nos últimos tempos, são cada vez mais as estrelas de street style, masculinas ou não-binárias, que calçam saltos com orgulho e estilo. E, acreditam, não se trata apenas de uma demonstração de moda. É muito mais do que isso.
O primeiro registo histórico de saltos altos num homem remonta ao século X, mas foi apenas no século XVI que o estilo ganhou popularidade, quando os cavaleiros asiáticos e persas se tornaram conhecidos por usá-los. Mais tarde, no século XVII, faziam parte dos guarda-roupas da realeza e classe alta francesas.
Algures pelo caminho, os saltos masculinos saíram de moda, mas marcas como a Rick Owens ou Christian Louboutin estão a trazê-los de volta. Para alguns membros da comunidade LGBTQIA+, são uma forma de exibir orgulhosamente o orgulho gay.
No entanto, não são só as pessoas da comunidade que estão a usar saltos altos em 2021. Mark Bryan, um homem heterossexual que trabalha como engenheiro também ganhou seguidores no Instagram graças ao seu amor por saias e saltos altos. “Deviam poder ser usados por qualquer pessoa que queira”, disse à mesma publicação.
“Sempre gostei de como as mulheres ficam com saltos altos. Não de uma forma sexual, mas como forma de estilo. Claro que também são sexy. Mas o que me atrai é a confiança que te dão quando podes usá-los bem. Eu sinto-me muito bem quando uso um salto de 10 centímetros, porque não me é difícil andar num salto dessa altura”, continua o engenheiro/influencer.
Para ele, é sobretudo uma sensação de confiança. “Sinto que está certo porque os saltos deveriam poder ser usados por qualquer um que queira fazê-lo, e neste momento as pessoas estão mais tolerantes a coisas que saem daquilo que é considerado o ‘normal’.”
Quando visita lojas na pequena cidade onde mora, diz que é muito difícil encontrar opções. A maioria dos espaços não oferece aquilo de que precisa. No entanto, reforça que em todos eles o staff tende a ser profissional e muito prestável.
“Muitos dizem-me que é bastante comum os homens entrarem e experimentarem coisas de mulheres. Sinto-me muito confortável e não me preocupo com o que os outros na loja pensam. Não quero saber se não gostam de mim ou do que visto”, acrescenta.
Entre as suas marcas favoritas, destaca a Jimmy Choo, Christian Louboutin, Kkira e Feraggio, mas tem a certeza que a lista vai tornar-se maior com a passagem do tempo.
Bryan não está sozinho. São cada vez mais os homens que usam orgulhosamente saltos altos sem problemas nenhuns e partilham os seus looks nas redes sociais. Wisdom Kaye, a estrela do TikTok, é um deles. O seu modelo favorito são botas com plataformas, que costuma comprar na Saint Laurent, Celine, Rick Owens ou até na marca portuguesa Patrícia Henriques.
“A Patrícia tem uma excelente seleção de botas de homem com saltos de 60 ou mais milímetros; são espetaculares”, conta.
Também Damiano David — o vocalista da banda que venceu a Eurovisão em 2021, Maneskin — Shaobo Han, Henry Bae e Parker Kit Hill são outros três homens, influencers e criativos, que não têm problemas nenhuns em desafiar a normalidade. “O que mais me atrai a usar saltos é que eles derivaram dos homens. Penso que é muito importante nestes dias saber a história do sapato”, comenta o último.
A seguir, carregue na galeria para ver algumas imagens destes homens a arrasarem com saltos altos.