Moda

Os vestidos estilo heroin chic que Kate Moss e Naomi Campbell adoravam estão de volta

Vem aí o minimalismo dos anos 90. E já encontrámos as peças perfeitas para aderir à tendência que vai dominar a próxima estação.
As tendências dos anos 90 estão de volta.

A moda é cíclica, uma característica que ninguém contesta. Numa altura em que se pensava que as calças de cintura descida estavam mais do que ultrapassadas, assistiu-se ao seu regresso. E o mesmo tem acontecido com outras tendências. Se o verão foi marcado pelas cores garridas, muito típicas dos anos 70 e 80, a próxima estação vai assinalar o regresso da trend oposta.

Muitos deitaram fora as roupas que usaram idos anos 90, pensando que os modelos nunca mais voltariam à ribalta. Estavam redondamente enganados. As peças mais icónicas dessa época começaram a ser recuperadas pelas marcas e rapidamente voltaram às ruas.

Claro que o novo élan que séries como “Friends”, “Seinfeld” ou “O Sexo e a Cidade” ganharam quando foram descobertas pelas novas gerações ajudaram. Inspirados por estas sitcoms que agora veem nas plataformas de streaming, os mais novos integram os modelos da época no streetstyle de hoje em dia.

A personagem de Jennifer Aniston em “Friends” —  Rachel Green — , com os seus looks, foi um ícone da moda dos anos 90 e muitas das tendências da altura estão a regressar agora, como é o caso dos vestidos cocktail. Também os vestidos de cetim estão mais na moda do que nunca e isso deve-se a Kate Moss, que usava nas saídas à noite antes da mudança do milénio.

Se os anos 80 foram caracterizados pelos excessos, exageros, cores e padrões, a década seguinte foi marcada por um estilo mais minimalista. Calvin Klein foi quem mais contribuiu para essa mudança, sobretudo com os anúncios publicitários com Kate Moss e Naomi Campbell e o seu estilo heroin chic. Remando contra a maré, a marca apostou num estilo despojado escolhendo rostos de traços emaciados, andróginos e o cabelo oleoso para as suas campanhas.

A chave para alcançar esta estética minimalista é manter uma silhueta reta e aerodinâmica. Vestidos, T-shirts, saias compridas e calças justas são essenciais para conseguir um look chique sem esforço, ao qual pode adicionar uma malha fina, isto é, um cardigã, por cima. Garantimos que irá alcançar a vibe relaxada ao estilo dos anos 90. E não esqueça: os tons neutros são sempre uma opção segura.

Para completar o outfit, opte por acessórios reduzidos e escolhidos cuidadosamente. Joias subtis, óculos de sol ovais e carteiras baguete. Quanto aos sapatos, saltos, mocassins e botas pretas são sempre uma boa escolha.

Se quiser aderir a esta tendência revivalista, basta vestir uma única peça de roupa. Carregue na galeria para descobrir a nossa seleção de vestidos minimalistas (de várias marcas, cores e preços) que vão ser tendência nos próximos meses.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT