Moda

Os vestidos justos são infalíveis nos dias frios — encontrámos o modelo ideal por 19,99€

Quando as temperaturas pedem peças de malha, o difícil é escolher uma com estilo. Esta da Stradivarius é elegante e intemporal.
O truque é combiná-lo com outros básicos do guarda-roupa.

Para a maior parte das pessoas, já não faz sentido gastar dinheiro em peças apenas porque são tendência em determinado momento. Se é certo que fazem sempre partr dos destaques da temporada, também é altamente provável que sejam descartadas daqui a uns meses. Em vez disso, as peças intemporais  — e mais sustentáveis — que permitem criar looks simples, práticos e elegantes são cada vez mais populares. E, se quase toda a gente já tem uma camisola às riscas no armário, o mesmo não se pode dizer de um vestido com o mesmo padrão.

O papel das riscas na moda nunca mais foi o mesmo a partir de 1983. Nesse ano, o designer Jean Paul Gaultier apresentou ao público uma peça que se viria a tornar um marco da moda. Na sua primeira coleção masculina, intitulada “Toy Boy”, a maison apresentou a camisola “Marinière”, marcada pelas riscas azuis e brancas semelhantes uniformes da Marinha francesa.

A peça foi criada em homenagem a Coco Chanel, que em 1919 havia lançado uma peça semelhante — e com o mesmo nome — igualmente inspirada nas vestes dos marinheiros franceses (o decreto oficial que tornou as listas parte integrante destas fardas francesas data de 1858).

O modelo foi referenciado na coleção de despedida do couturier, no espetáculo de alta-costura para a primavera de 2020. O padrão intemporal continua a ser utilizado em todo o tipo de peças e não apenas em camisolas. Na Stradivarius, por exemplo, este legado traduz-se num vestido curto de malha que assenta no corpo como se fosse uma segunda pele, mas que descarta o azul.

Um marco para qualquer estação.

É verdade. Está mais do que na altura do ano para usar e abusar dos vestidos de malha que tem no armário. Além disso, o preto e o branco juntos raramente desiludem e a hipótese de resultarem num look falhado é praticamente nula. Os dois principais aspetos que se destacam neste modelo, além do comprimento e da cor, são o decote redondo e as mangas compridas.

Muitas mulheres evitam as linhas horizontais com receio de acrescentarem volume — visualmente — à silhueta. Porém, neste caso, o comprimento da peça e a forma subtil como abraça as curvas, sem se tornar incómoda, evitam que corra esse risco. Sabemos que a estação fria é altura ideal para apostar no estilo oversized, mas isso não significa que não possa apostar em visuais mais justos e aconchegantes, que funcionam quase como uma segunda pele.

O vestido custa 19,99€ e, neste momento, só está disponível no tamanho L. São más notícias para quem estava à procura de um número menor ou maior, mas reflete o sucesso da peça. Pode comprá-la no site da Stradivarius ou acrescentar o seu nome à lista de notificações de renovação dos stock. Dado o êxito da proposta é muito provável que tal aconteça em breve.

Dos modelos lisos aos estampados, carregue na galeria para conhecer uma seleção de saias compridas (de várias marcas e preços) que vai querer acrescentar ao seu guarda-roupa. São as principais aliadas das baixinhas nos dias frios.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT