Chama-se Ownever e foi lançada no início de março mas apesar do curto tempo de vida já mostrou ter capacidade de revolucionar o mercado da moda portuguesa. Além da qualidade de produção e dos materiais, as carteiras contam com uma garantia vitalícia. “Queria criar algo que não fosse efémero e que valorizasse o saber-fazer, em simultâneo. Uma missão muito difícil de concretizar na moda, nos dias de hoje”, explicou Eliana Barros à NiT, na altura do seu primeiro lançamento de sucesso.
Porém, não é apenas esse aspeto que tem distinguido a marca. Em novembro lançou um novo exemplar, o 2157. Este nome acarreta uma mensagem social: a da desigualdade salarial. Segundo um estudo do World Economic Forum, apenas existirá paridade entre salários de homens e mulheres neste ano.
Na Black Friday, optaram por fugir à regra e subir os preços. A diferença de 20 por cento do valor de todas as vendas foi usada para apoiar a associação Dress for Success em Portugal, que ajuda trabalhadoras de menos recursos a obterem mais sucesso nas suas carreiras profissionais.
Agora, mesmo a tempo do Natal a Ownever decidiu lançar outra novidade: os acessórios personalizáveis.

Claro que esta inovação da marca não está desprovida de uma mensagem. Desta vez, vai ao encontro dos valores que sempre apoiou — a slow fashion e a sustentabilidade. Para isso, a pele que não é usada nas suas principais criações — cerca de 20 por cento — será usada nesta nova linha de produtos.
O Own, assim se chama o acessório, pode ser decorado com letras ou números à sua escolha e com diferentes cores. Tem um preço de 74€ e pode ser adquirido no site da marca de Eliana Barros.