Em Portugal, os centros comerciais estão abertos todos os dias da semana, normalmente entre as 10 e as 23 horas. Para que tal aconteça, há centenas de funcionários a fazerem horários rotativos e prolongados. Com o objetivo de lhes dar uma melhor qualidade de vida, foi criada uma petição pública pelo encerramento dos shoppings aos domingos.
O objetivo do pedido, porém, não é apenas esse. “Será que realmente precisamos de ter um shopping aberto todos os dias da semana, das 10 às 23 horas?” e “deixaríamos nós de fazer compras ou de ter em casa o necessário se os shoppings em Portugal encerrassem ao domingo?” são as duas perguntas que iniciam o longo texto da petição.
Nela, os responsáveis dizem que, por semana, milhares e milhares de pessoas “se enfiam dentro dos shoppings para ‘passear’, esquecendo-se de que passear é um conceito diferente. Com o encerramento dos centros comerciais ao domingo, as pessoas seriam confrontadas com um novo desafio (que já acontece noutros países): passar tempo em família ao ar livre”.
Segundo o site oficial da Petição Pública, este é o movimento com maior interação do momento. Até à data de publicação deste artigo, 33,519 pessoas já tinham assinado a petição. Diz a legislação que “qualquer petição subscrita por um mínimo de mil cidadãos é, obrigatoriamente, publicada no Diário da Assembleia e, se for subscrita por mais de quatro mil cidadãos, é apreciada em Plenário da Assembleia”. Quer isto dizer que a medida vai ser discutida em breve.
Recentemente, no domingo de Páscoa, 21 de abril, a cadeia Lidl decidiu encerrar todos os supermercados para dar folga aos funcionários. A medida foi elogiada por milhares de pessoas nas redes sociais.