Estudava em Joanesburgo, na África do Sul, quando teve um choque de realidade. Phoebe Gates recorda-se de ter conhecido uma estudante de design de moda e ficar pasmada com essa possibilidade, em 2021. “Pensei: ‘Espera, podes fazer isso com esta idade?'”, contou a jovem de 21 anos, à revista “WWD”. Até então, os esboços de vestidos não passavam de uma brincadeira.
Após passar o verão a estagiar na versão britânica da “Vogue”, a norte-americana alternou reportagens e produção. Por lá, estabeleceu o contacto com a equipa que a levaria a viajar para a semana de moda de Copenhaga, em agosto. Seguiram-se Nova Iorque, Paris e muitas festas de elite com alguns dos nomes mais importantes da indústria.
O nome de Bill Gates, cofundador da gigante do software Microsoft — e o quinto homem mais rico do mundo, segundo a “Forbes” — não é desconhecido para ninguém. A curiosidade vira-se agora para a filha mais nova do empresário com a ex-mulher, Melinda. A razão? É a it girl do momento.
Phoebe é uma aspirante a designer de moda, formada em arte na Julliard School, em Nova Iorque (EUA). Após vários anos afastado dos holofotes, começou a tornar-se uma figura viral nas redes sociais — tem mais de 300 mil seguidores na página de Instagram — depois das recentes aparições nas capitais da moda.
Quando celebrou o 21.º aniversário, a 14 de setembro, publicou uma fotografia com um glamoroso vestido rosa e o cabelo preso num rabo de cavalo. Basta um scroll pela conta para ter uma ideia do seu estilo de vida extravagante, rodeada por propostas pouco discretas de marcas de luxo.

Não é surpreendente que Gates tenha acesso a contactos de topo, sobretudo se pensarmos no nome que carrega. Há quem diga que é apenas mais um apelido sonante do clube dos “nepo babies”. A expressão, popularizada em 2022, e é usada para designar de forma depreciativa os jovens que têm um (ou mais) pais famosos, que somam conquistas e privilégios.
Este é um dos rótulos sobre os quais tem falado. “Sou filha dos meus pais, o que me dá imensos privilégios, mas não é isso que me define. Quero ter a minha própria identidade, quero ser a minha própria pessoa e quero afastar-me disso”, acrescenta à publicação norte-americana. E já começou a traçar.
Vem aí o “futuro da moda”?
Phoebe é uma das fundadoras da Phia, uma plataforma de moda que será lançada este outono, em conjunto com a amiga Sophia Kianni, 21 anos. Embora os produtos ainda estejam a ser preparados, o projeto está a ser descrito no site oficial como “o futuro da moda” — e vai inspirar-se no trabalho da mentora Stella McCartney (filha do famoso cantor Paul McCartney, dos The Beatles).
As sócias conheceram-se quando se tornaram colegas de quarto. Kianni é uma ativista irano-americana da Virgínia, que se tornou conhecida por apoiar movimentos contra as alterações climáticas. Aos 17 anos, participou numa greve de fome à porta do gabinete de Nancy Pelosi, na altura Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
“Ambas temos interesse na união das pessoas, desde o ativismo à filantropia. Esse é o espírito que queremos honrar quando entrarmos no mundo da moda. Queremos identificar todas as pessoas que estão a fazer coisas incríveis e aprender com elas”, contou Kianni, à “Vogue”.
E acrescentou: “Estamos a tentar construir algo que pensamos que irá mudar o futuro da moda. A Stella conseguiu construir este império sem abdicar dos seus valores. Acolheu-nos sob a sua alçada e, desde então, tem sido uma conselheira.”

Em agosto, antes do lançamento da marca, as jovens juntaram-se à estilista britânica para criar uma coleção-cápsula de carteiras de edição limitada. As peças foram desenhadas em homenagem ao aniversário da igualdade salarial da Associação de Ténis Feminino. Por isso, contavam com fitas ornamentadas com cristais, numa alusão à pulseira de ténis.
A relação começou porque a designer e Melinda Gates são amigas próximas. “Mesmo quando eu era pequena, mandava-me bilhetezinhos e ficava tão entusiasmada. Pergunto à minha mãe desde sempre se me podia encontrar com ela”, recorda Gates.
O encontro aconteceu este verão e mantêm contacto por meio de mensagens constantes. McCartney convidou ainda a filha do cofundador da Microsoft para assistir ao seu desfile, em Paris, e foi a sua primeira vez no evento europeu. Antes ainda fez uma prova de roupas, em Nova Iorque, e escolheu um par de calças brancas com estampado de beija-flor, um soutien preto e um casaco de cabedal (falso, claro) preto.
“Assim que consegui um estágio na indústria da moda, agarrei-o. Porém, também queria ser cautelosa, e fazê-lo da forma correta, porque há tantos caminhos que se podem seguir”, continua. “Há muita toxicidade neste mundo e tenho interesse na saúde feminina, por isso quero trabalhar num sítio onde estas crenças não se confundam.”
O caminho pelas redes sociais
Phoebe Gates foca-se sobretudo no mundo digital, pois plataformas como o TikTok são a melhor forma de se afastar da sombra do pai. Na sua conta, apresenta uma grande variedade de conteúdos, como vídeos no dia a dia, clipes de exercício físico, críticas de moda e beleza e até discussões sobre temas políticos, como os direitos das mulheres.
“As pessoas têm muitos preconceitos sobre mim; por isso, é uma oportunidade para contar a minha própria história”, diz. “E também quero usar a atenção que o meu apelido atrai para destacar questões importantes para mim, como o feminismo e a moda sustentável.”
O seu vídeo mais popular, com quase 10 milhões de visualizações, mostra o pai a experimentar uma Box Ball que recebeu no Natal. O fundador da Microsoft aparece a tentar dar um murro na pequena bola vermelha, presa a uma fita de cabeça, mas a falhar na sua missão.
Embora aposte no humor, são as suas fotografias com visuais trendy que estão a fazer dela uma inspiração para milhares adolescentes e jovens adultas. Teve um déjà vu? De Kaia Gerber a Lily-Rose Depp, de Hailey Bieber a Lily Collins, estes são apenas alguns dos descendentes da “realeza de Hollywood” que, por estes dias, estão um pouco por todo o lado.
A influenciadora cresceu numa mansão de 131 milhões de dólares (cerca de 123 milhões de euros) em Washington, com os pais e os irmãos, Jennifer e Rory. Tinha sete quartos, 24 casas de banho, uma sala de trampolins e até um ginásio em casa. Por isso, ao dar os primeiros passos profissionais, surge a questão: consegue Phoebe afirmar a sua independência?
Se muitos duvidam, o empresário mostra total confiança no talento da filha. Pelo menos, mostrou-o ao publicar uma homenagem na sua página de Instagram, aquando do aniversário da sua descendente mais nova: “Serás sempre a minha menina, mas ver-te a fazer grandes coisas nunca me surpreendeu. Estou tão orgulhoso de ti”.
Aproveite e carregue na galeria para ver mais fotografias de Phoebe Gates.