Moda

É oficial: os piercings são o acessório que mais se vai usar em 2020

No nariz ou por toda a orelha: estes brincos são uma das grandes tendências de moda do ano.
No street style.

Há uma fase tola da adolescência em que queremos tomar decisões como um adulto, mas continuar com os deveres de uma criança. Pedimos ao pai para nos deixar experimentar um copo de vinho no jantar de Natal, dizemos que já somos capazes de passar fins de semana sozinhos em casa e insistimos em ir de férias apenas com os amigos — mesmo numa altura em que nunca nos esforçamos para aprender a acender o fogão.

É nesta altura nem sempre fácil que os jovens começam a ter contacto com o mundo dos piercings. Anseiam por fazer o segundo furo nas orelhas — e mais tarde na parte de cima — e pedem autorização aos pais para porem um brinco no nariz ou umbigo. 

View this post on Instagram

Lucy Hale 💃 visited our #NewYork Flagship Store where Ashley, one of our expert piercers, performed this show stopping #TashRook Piercing with an Invisible Diamond Lotus with a Dangle✨. The Tash Rook is a perfect location for a dramatic diamond piece to crown a #CuratedEar.⁣ ⁣ The Diamond that drops from the Lotus creates movement and playfulness in the ear, while remaining classic and timeless. ⁣ ⁣ 👂 @lucyhale #lucyhale⁣ 📍 @acarment #piercer⁣ 📸 @arianna.mtash⁣ 🌎 New York #653Broadway ⁣ 💍 #mariatash #tashd #piercing #tashrookpiercing #piercings

A post shared by Maria Tash (@mariatash) on

Embora esta moda seja muito associada a um estilo trendy e descontraído, já tem milhares de anos. Nas tribos primitivas, por exemplo, os piercings eram como uma superstição. Mais tarde, os marinheiros passaram a usá-los como um seguro — caso morressem, os brincos pagavam os seus funerais.

Durante os anos 80, foram vários os grupos que apostaram nesta tendência como um manifesto. Em períodos de agitação social, usavam os brincos para mostrarem que cada um tinha direito a fazer aquilo que quisesse com o seu corpo.

Já na última década, os piercings caíram em desuso para regressarem agora às ruas. Em 2020, esta promete ser a maior tendência de acessórios do street style. A maior prova disso está a ser dada agora, que estão a acontecer as Semanas da Moda mais importantes do mundo.

Antes dos desfiles são várias as it girls que têm sido fotografadas com piercings nas orelhas, principalmente, e no nariz. A modelo e atriz Kaia Gerber, por exemplo, também já está a seguir a tendência de forma subtil, conforme tem publicado no seu Instagram.

Entretanto, nesta mesma rede social, foi criado um perfil que, em poucas semanas, somou mais de 600 mil seguidores. Chama-se Piercings Inspiration e publica todos os dias várias imagens com brincos em zonas diferentes do corpo para que as pessoas possam copiar.

Em Portugal, it girls como Mafalda Castro ou Maria Correia são fãs dos piercings no nariz desde há muito tempo. Esta última, por exemplo, até tem dois no nariz.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT