NiTletter
Compras
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Moda

Pillbox hats: o acessório retro que as it girls não conseguem largar em 2025

Popularizado por Jackie Kennedy, o design arredondado tem regressado aos desfiles de várias marcas — e é super versátil.

Em 1961, Jackie Kennedy chegava a Washington D.C. (EUA) para assistir à tomada de posse do marido, John F. Kennedy, com um look que entrou para a história. Porém, mais do que a marcante sobrecasaca bege da Oleg Cassini, a peça que realmente brilhou foi o chapéu em forma de ovo de Halston, que ditou as tendências da época.

A antiga primeira-dama norte-americana voltou a usar um modelo semelhante em 1963, no dia em que o companheiro foi assassinado em Dallas, no Texas. A pedido dele, usou um fato rosa estilo Chanel que se tornou mítico pelos piores motivos, já que o coordenado ficou manchado de sangue.

Embora Kennedy tenha popularizado o look, várias outras mulheres seguiram o exemplo, como Audrey Hepburn ou Lady Di. Foi um sério caso de sucesso no mundo da moda feminina, embora muitos acreditassem que se tratava de um estilo do passado. Ao que parece, estavam enganados.

Embora vários estilos retro tenham sido apresentados nas passarelas esta estação, a maior surpresa foi certamente o renascimento do chapéu pillbox (“caixa de comprimidos, em português”). O design arredondado e sem ambas parece estar mais popular do que nunca. 

Kennedy tinha uma vasta coleção.

O mote foi dado durante o desfile de primavera-verão de 2025 de Emilia Wickstead, inspirada nos anos 60, mais precisamente no filme de “The Birds”, de Alfred Hitchcock. Antes disso, porém, já estava a entrar lentamente no circuito através do street style da semana da moda de Copenhaga.

Inspiradas por esta aposta, marcas como a Chloé ou a Valentino também exploraram esta silhueta em várias cores e texturas, embora agora se afastem do visual clássico do século passado. O mesmo acontece com marcas como a Loro Piana ou a Altuzarra, que têm opções igualmente clean no seu catálogo.

“Os estilistas estão mais uma vez a reviver o passado”, afirma a historiadora de moda Fiona Tedds, à revista “The Zoe Report”, que explica que a indústria tem renovado o interesse na alfaiataria, sobretudo feminina. “O Pillbox é uma ótima forma de combinar acessórios com esse tipo de visual.”

Esta peça remonta ao tempo dos romanos, quando era usada pelos soldados como chapelaria militar. Porém, a popularidade da mesma só começou a crescer na década de 30 do século passado, antes de atingir o auge em 1950 e 1960. 

Atualmente, este estilo arrojado é, para muitos, uma alternativa a outras silhuetas que têm vindo a ficar gastas, como os bucket hats, por exemplo. Estas novas opções, porém, misturam a intemporalidade do estilo original com uma identidade contemporânea. 

Uma das estrelas que trouxe a peça de volta é Cynthia Erivo, que se tornou uma das embaixadoras deste regresso com um look Thom Browne. A atriz usou uma versão em verde durante a digressão promocional do filme “Wicked”, ao lado de Ariana Grande, que provou que há espaço no mundo moderno para este design. 

Já em Portugal, estes chapéus parecem não sair da cabeça das principais it girls que os têm ostentado nas redes sociais. A portuguese girlie Mafalda Patrício ou a influencer Mariana Machado são apenas dois dos nomes que têm tentado explorar a tendência por cá.

Mafalda Patrício com uma versão moderna.

“O que eu mais gosto nele é a sua forma minimalista, mas marcante — limpa, elegante e infinitamente chique”, explica a criadora de conteúdos Silvia Dusci, à “TZR”. “Tem a capacidade única de elevar até mesmo a roupa mais simples, acrescentando caráter sem se sobrepor.”

Embora os chapéus pillbox se destaquem pela sua simplicidade e elegância, este acessório sem aba é mais versátil do que parece. Dependendo da forma, do tamanho e do tecido (como veludo, cetim ou lã), transformam-se consoante os pormenores, podendo ser adornados com rendas, véus, plumas ou broches para um look ainda mais marcante. 

Além disso, pode escolher usá-los da forma que for mais lisonjeira para o seu rosto. Há quem prefira pô-los centrados, na lateral ou até presos com a ajuda de ganchos, por exemplo.

A verdade é que pode usá-los de forma mais casual, combinando-os com elementos são simples como uma blusa branca e um par de jeans. Para um coordenado mais ousado, pode apostar em silhuetas diferenciadas, de inspiração vintage, e no verão funciona bem com tecidos como a renda ou o croché.

A NiT reuniu uma seleção de chapéus pillbox nos quais pode apostar. Carregue na galeria para ver algumas das propostas.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM