Ninguém estava à espera, mas há uma nova cor a conquistar o street style e as ruas do mundo. Não é o azul, o amarelo ou o branco, mas sim o castanho, a cor tendência para este verão. Está, sobretudo, a ser implementada nos vestidos.
Mas, afinal, porque é que o castanho está novamente na moda? Segundo a “Vogue” americana, este interesse pode estar associado ao minimalismo. “Graças à tendência crescente que é o minimalismo e a beleza natural, faz sentido que este tom tenha sido acolhido tanto nas passarelas como no street style”, diz a revista.
Tyrell Harriott, o fundador da marca TYRELL — que já vestiu Kim Kardashian — concorda com a publicação. “O castanho está-se a tornar mais popular graças ao ambiente atual do minimalismo na moda, e aquele estilo todo preto está a morrer. É silencioso o suficiente para quem quer adicionar um pouco de cor ao seu armário, sem ser assustador”, contou ao site “The Zoe Report”.
“Houve uma altura em que as pessoas se afastaram do castanho, mas este tom agora parece-nos mais fresco. É também bastante nostálgico, porque era muito popular nos anos 90, década em que muitos de nós crescemos”, diz, desta vez, Marcelo Gaia, da marca de luxo Mirror Palais.
As marcas estão-se a aperceber desta mudança no paradigma. Ou talvez a tenham previsto. Em 2021, a Max Mara apresentou uma coleção onde a estrela era este mesmo pigmento, e desde aí que surge com mais força nos looks quotidianos — e agora nos nossos guarda-roupas.
Não foi, contudo, a única insígnia a prever esta tendência. No mesmo ano, a Chloé e a Bottega Veneta organizaram desfiles onde muitas das peças que víamos eram castanhas. “Usaram esta cor térrea para contrastar silhuetas sensuais e peças femininas, resultando numa elegância difícil de alcançar com qualquer outro tom”, escreveu a “Vogue”.
Não são apenas as grandes etiquetas que estão a influenciar este novo gosto pelo castanho. Também as influencers têm papel nesta alteração. Sienna Miller, atriz, modelo e estilista americana, foi fotografada no final de junho a usar um curto vestido com esta cor — e escusado é dizer que a peça rapidamente esgotou.
A isto acresce-se o facto de desejarmos ter um armário cujas propostas possam ser usadas em mais do que uma estação, e sendo o castanho uma cor tão neutra, é sempre uma escolha segura. Na verdade, o facto de ser uma tonalidade discreta apenas funciona a seu favor, porque abre uma janela cheia de possibilidades de conjugação. Os tons pastel funcionam perfeitamente, assim como os mais vistosos e os neutros. “O castanho fica bem com quase todas as cores. Uso muito tons pastel e é uma boa base para isso”, revelou o artista Tyler, The Creator à revista de moda “Blackbird Skyplane”. O castanho é também uma ótima cor para quem pretende realçar o summer glow que adquiriu nos dias de praia.
A NiT organizou uma lista com diversas opções de vestidos castanhos, com preços ideais para todas as carteiras. Carregue na galeria para os conhecer.