Moda

Portugal Fashion: Alves/Gonçalves e as peças incomuns para a nova coleção

O desfile dos criadores fechou a esta edição do evento, no sábado, 16 de outubro, pelas 22 horas.
Fotografias: João Silva

Esta edição do Portugal Fashion, cujo tema é “What’s That You Are Wearing?” — ou “O Que É Isso Que Tens Vestido”, na sua tradução para português — terminou este sábado, 16 de outubro, na Alfândega do Porto. O desfile de encerramento, pelas 22 horas, ficou a cargo da dupla Alves/Gonçalves.

Sem um título definido para a coleção, os criadores optaram sobretudo por algum experimentalismo para a próxima estação, aliado a opções pouco óbvias para as peças. Poderia dizer-se que o detalhe mais intrigante da coleção terá sido uma espécie de chapéu em formato de guarda-chuva que deixava cair um tipo de véu em cima das modelos, mas nem isso lhe retira alguma elegância e personalidade.

Nos tons predominam o preto, o branco e o rosa, mas também encontramos alguns azuis e detalhes de verde e de vermelho, sem esquecer o néon e os metalizados. A mistura de cores é ainda visível em alguns estampados geométricos que trazem um lado mais calmo à coleção.

Os cortes das peças são sobretudo mais largos, embora a coleção inclua um ou outro artigo mais ajustado. O que, sem dúvida, se destaca é a criação de camadas através de capas esvoaçantes, blazers em sobreposição a outras peças e até boleros.

Os materiais usados foram as organzas, a ganga, rendas, croché e alguns acetinados. Nos detalhes podemos destacar os franzidos, as penugens e franjas, os apliques e aberturas no fundo das calças, os folhos e as redes.

A fechar o desfile estiveram ainda dois vestidos vistosos, com uma saia rodada suportada por uma armação. Cada um era acompanhado pelo chapéu em forma de guarda-chuva.

Como começaram Alves/Gonçalves?

Manuel Alves nasceu em Montalegre e José Manuel Gonçalves em Abrantes. A colaboração de ambos tem início em 1984, quando decidem abrir duas lojas no Bairro Alto, em Lisboa, para comercializarem as suas coleções feminina e masculina. Um ano depois apresentam-se no Palácio do Correio Velho e, desde então, têm vindo a mostrar regularmente as suas linhas de moda.

Já conquistaram um Globo de Ouro da SIC na área de Moda, desenharam uniformes para empresas como a Vodafone e a TAP, assim como figurinos para cinema, teatro e bailado. Com o apoio do Portugal Fashion já desfilarem em São Paulo, Brasil, e Nova Iorque, EUA.

Carregue na galeria para descobrir mais sobre este desfile.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT