Moda

Portugal Fashion: desfile de Alexandra Moura relembrou os últimos 20 anos da marca

A criadora apresentou a sua coleção este sábado, 16 de setembro, na Alfândega do Porto.
Fotografias: João Silva

O desfile da coleção de primavera-verão de 2022 de Alexandra Moura no Portugal Fashion decorreu pelas 19h30 deste sábado, 16 de setembro, na Alfândega do Porto. Quem assistiu ao evento começou por ver um conjunto de fotografias projetadas nos ecrãs da sala e só depois surgiram as primeiras criações da artista.

Com a colaboração do fotógrafo Rui Aguiar, que trabalha com a marca desde o seu início, a coleção “Trust Your Vision” percorre os últimos 20 anos da marca. Dessa forma foi possível recordar alguns momentos de coleções passadas e ver a ligação com a mais recente.

Dentro das diversas estéticas de Alexandra Moura, que tanto tem peças mais românticas como desportivas, clássicas ou alternativas, foi possível descobrir modelos muito diferentes entre si. As cores predominantes foram o preto, o bege, o rosa e o azul em tons fortes.

As silhuetas desta coleção são mais oversized, sem modelos demasiado justos. Em contraposição, são cheios de detalhes. Há fitas penduradas, peças com mais do que duas mangas ou mais do que um decote, vários rasgões ou aberturas, formas desconstruídas, mangas extraíveis e botões.

Além das peças lisas, destaca-se a utilização do logótipo da marca, sobretudo nas peças de malha ou até no calçado, de grandes proporções.

Quanto aos tecidos, a variedade também é grande. São utilizados, algodão, felpa de algodão, cetim, renda, viscose e pele sintética.

Como começou a carreira de Alexandra Moura

Alexandra Moura nasceu em Lisboa e foi no IADE que se especializou em Projetos de Design de Moda. Mas antes disso, o clique para o mundo da moda ter-se-á dado numa ida a Londres, onde numa livraria  descobriu o trabalho de Rei Kawakubo (Comme des Garçons), alguém que ela achou ter a mesma visão do corpo, da estética e da roupa que ela própria tinha.

Desde 2002 que apresenta as suas coleções em Portugal e pelo meio tem colaborado na criação de fardamento e no desenvolvimento de figurinos para espetáculos de dança. Em 2015 foi distinguida com o Prémio Mulheres Criadoras da Cultura, entregue pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pelos gabinetes do Secretário de Estado da Cultura e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade. 

Ao longo da carreira tem tido a oportunidade de apresentar as suas coleções em diversos eventos e semanas da moda internacionais. Em fevereiro de 2016, por exemplo, viajou com o Portugal Fashion até Londres para integrar o programa oficial da London Fashion Week.

É ela também a responsável por parte do guarda-roupa da artista plástica Joana Vasconcelos e da fadista Gisela João. Desde 2012 que tem um atelier e showroom na Embaixada, no Príncipe Real, em Lisboa, onde além das coleções, também realiza atendimento personalizado a clientes. 

Carregue na galeria para ver as criações para a próxima estação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT