Moda

Portugal Fashion: Diogo Miranda aposta na elegância dos tecidos leves

O desfile do criador aconteceu esta sexta-feira, às 10h30, na Casa do Roseiral.
Fotografias: João Silva

Elegante e em cores vibrantes. É esta a melhor forma de definir a coleção apresentada por Diogo Miranda esta sexta-feira, 15 de outubro, no Portugal Fashion. O desfile do criador começou pelas 10h30 e teve como cenário a Casa do Roseiral.

Apesar de o mote desta edição da semana da moda do Porto ser “What’s That You Are Wearing?” — ou, em português, “O Que É Isso Que Tens Vestido?” — e remeter para a ideia de futuro, Diogo Miranda leva-nos um pouco para trás. As propostas para a primavera e verão de 2022 são de uma estética mais minimalista e a tender para a elegância clássica, sem perder atualidade.

Não havia, de facto, melhor cenário para apresentar esta coleção do que os jardins da Casa do Roseiral, com as suas vistas sobre o Douro e aproveitando uma manhã de sol. O público vestiu-se a rigor, com looks festivos que combinam tanto com eventos de dia como de noite, e até a brisa ajudou a abrilhantar ainda mais as criações do designer ao fazer esvoaçar os leves tecidos.

O que se destaca aqui acaba por ser o detalhe. É nas cores e nas texturas dos tecidos que está a riqueza desta coleção, que aposta em tons quentes e vibrantes como os amarelos, laranjas ou vermelhos escuros, sem esquecer o azul forte ou o preto e branco.

No campo da forma, as silhuetas apresentam-se aqui com grande movimento e fluidez dada pelos tecidos esvoaçantes, acetinados, em camadas e com alguns franzidos. Não há decotes demasiado profundos, ao mesmo tempo que não encontramos cortes demasiado justos ao corpo, mas as costas são muito valorizadas. O ponto central é mesmo a elegância com algum conforto e as capas que, de uma ou outra forma, estão presentes em quase todas as peças.

Como começou Diogo Miranda?

Diogo Miranda começou a sua carreira em 2007 e tem sido, desde então, presença assídua no palco do Portugal Fashion. Em 2015 estreou-se na Semana da Moda de Paris, onde atraiu a atenção dos media internacionais, nomeadamente de jornais como o “New York Times” e revistas como a “Harper’s Bazaar”.

Em 2013, lançou a Diogo Miranda Online, uma plataforma que oferecia aos seus clientes a oportunidade de entrar no mundo do designer. Em 2016, recebeu um upgrade e passou a funcionar também como loja online.

Ao longo da carreira já vestiu celebridades como Sara Sampaio, Sara Matos, Inês Castel-Branco ou Joana Ribeiro.

Carregue na galeria para descobrir as propostas de Diogo Miranda.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT