Moda

Portugal Fashion: desfile de Marques’Almeida junta diversidade e muita cor

A dupla de criadores juntou novos nomes do design esta quinta-feira, pelas 20 horas, no Antigo Matadouro do Porto.
Fotografias: João Silva

O terceiro dia desta edição do Portugal Fashion terminou com a apresentação das propostas de Marques’Almeida para a coleção de primavera-verão de 2022. Ao contrário da maioria das apresentações, o local escolhido para o desfile, que arrancou pelas 20 horas, foi o Antigo Matadouro do Porto.

Num cenário urbano e colorido, a dupla trouxe consigo seis jovens designers e artistas portuenses para juntos apresentarem as suas propostas. Com o nome “Roots Porto SS22”, o desfile centrou-se na temática da responsabilidade ambiental e social, num regresso às raízes do Porto para a partir daí dar a mão à nova geração.

Como seria de esperar, toda a coleção reflete diversidade e ousadia, quebra ideias e preconceitos e junta cores sólidas vibrantes com padrões psicadélicos, brinca com as formas e junta tecidos em sobreposições.

Ao longo das dezenas de peças desfiladas foi possível ver uma linha de gangas com aspeto desgastado e formas desestruturadas ou com folhos, espartilhos, saias esvoaçantes e vestidos acetinados. Os tecidos tinham acabamentos brilhantes mas também com tingimentos tie-die, redes, sobreposições ou apliques de plumas.

Dentro da preocupação ambiental, os criadores sublinham que, à exceção dos artigos reciclados, não foram usadas fibras à base de petróleo e que tanto o algodão orgânico utilizado como as matérias-primas sustentáveis estão devidamente certificados.

Ainda em relação à diversidade, destaque para os modelos, cuja variedade integrou não só diferentes géneros como idades, alturas, formatos de corpos ou até capacidades físicas.

Como começou a Marques’Almeida?

Marta Marques e Paulo Almeida estudaram na Citex, no Porto e tornaram-se no primeiro ano de curso um casal e dupla criativa ao mesmo tempo. Em 2009, foram viver para Londres, no Reino Unido, onde terminaram um mestrado em Moda na escola de artes Central Saint Martins, onde também se formaram designers como Alexander McQueen e Stella McCartney.

A dupla participa desde 2010 na London Fashion Week com uma linha de roupa e acessórios femininos para a sua marca. A Marques’Almeida já vestiu celebridades como Rihanna, FKA Twigs, Beyoncé e a sua irmã, Solange, e Sarah Jessica Parker.

Em 2014 venceram o prémio de Talento Emergente em Moda Feminina nos British Fashion Awards e desenharam uma coleзгo para a Topshop. No ano seguinte foram distinguidos pelo grupo LVMH (a que pertence a Louis Vuitton), na categoria de Jovens Estilistas de Moda.

Carregue na galeria para conhecer esta coleção tão rica em cores, formatos e diversidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT