Moda

“Portugal Pop”. Já pode visitar a exposição que viaja por 50 anos de moda em Lisboa

O MUDE é palco da mostra que junta estilos e designers que marcaram o País, desde os anos 70 até à atualidade.
Inspirado em D.Pedro I e D. Inês.

Após ter estreado em Matosinhos, em 2022, a exposição “Portugal Pop: A Moda em Português”, chega finalmente à capital. A partir desta sexta-feira, 21 de março, pode visitar a mostra no Museu do Design e da Moda (MUDE), situado na Baixa da cidade.

Por lá, vai poder descobrir 50 anos de moda portuguesa, com peças que marcaram diferentes gerações, representado e cultura e a história do País. Ao todo, há mais de 140 coordenados, de mais de 30 designers diferentes, que nos transportam para as últimas décadas, numa viagem que começa nos anos 70 e se prolonga até ao design contemporâneo. 

“Com esta exposição, pretende-se compreender como é que a moda portuguesa expressa a ruptura e vanguarda ligadas à moda e como espelha a nossa memória coletiva, sendo plasmada na nossa cultura visual”, explica a diretora do museu e curadora da exposição, Bárbara Coutinho.

A exposição está presente no primeiro piso do espaço, que será também palco de “debates, conversas, visitas e encontros”, fazendo-se acompanhar de uma banda sonora compilada ao longo de 20 anos pelo realizador Tiago Pereira, o criador do projeto “A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria”.

A mostra está dividida em três eixos temáticos. Um deles diz respeito à memória coletiva e identidade nacional, com referências a iconografia e símbolos nacionais como a azulejaria azul e branca. Destaca-se o conjunto saia e blusa com um Galo de Barcelos bordado, assinado por Luís Buchinho.

São cerca de 140 coordenados.

Outro dos núcleos é a intersubjetividade na primeira pessoa do singular, com a reinterpretação das tradições rurais e festas populares. Por fim, o núcleo ecológico, que trata da antropologia de lugares, matérias e saberes, dedicada à indústria da moda como fator estratégico para recuperar de práticas sustentáveis seculares.

As peças selecionadas passam por várias áreas das indústrias criativas, com modelos que foram vestidos por Amália Rodrigues, António Variações, Doce, Heróis do Mar e, mais recentemente, por The Gift, Conan Osíris e Cláudia Pascoal.

Em exposição, estão as propostas de designers de várias gerações e com linguagens estéticas bastante distintas. Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, Constança Entrudo, Dino Alves, Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Gama e Storytailors são alguns dos designers presentes.

O MUDE, conhecido pelas suas prestigiadas coleções de moda internacional, reabriu a 25 de julho , após oito anos em obras. Inaugurado em 2009, fechou sete anos depois. O prédio de oito andares, a antiga sede do Banco Nacional Ultramarino, junto ao arco da Rua Augusta, foi alvo de obras de requalificação

Esta exibição resulta de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad–idea, Investigação em Design e Arte e a Câmara Municipal de Lisboa / MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, no âmbito do programa MUDE Fora de Portas.       

Pode visitá-la de 21 de março a 12 de outubro, de terça a quinta-feira, das 10 às 19 horas. Às sextas e sábados funciona das 10 às 21 horas e aos domingos as portas estão abertas das 10 às 19 horas. Os bilhetes estão disponíveis entre os 11 e os 15€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT