Moda

Portugal Fashion regressa ao Porto com um alinhamento imperdível

O evento conta com grandes nomes da moda nacional, criadores emergentes e uma parceria com 20 designers africanos.
É um regresso à normalidade.

Depois de dois anos de pandemia, as semanas da moda nacional voltam a realizar-se com menos restrições. O Portugal Fashion está de volta à cidade do Porto, entre os dias 16 e 19 de março, para celebrar a sua 50.ª edição num formato “mais ou menos livre”.

É na Alfândega do Porto, o espaço histórico do evento, que vários designers e marcas portuguesas se preparam para mostrar as propostas para a estação fria de 2022. Durante quatro dias, sobem à passarela grandes nomes da moda nacional como Katty Xiomara, David Catalán, Miguel Vieira, Susana Bettencourt, Alves Gonçalves, Luís Onofre, Alexandra Moura, Hugo Costa, Diogo Miranda.

Quase todos os desfiles decorrem no interior do edifício. Os desfiles de Diogo Miranda e de Ernest W. Baker serão as exceções — no dia 18, ambas as apresentações decorrem na baixa da cidade, no Ateneu Comercial do Porto, às 11h30 e às 12h30, respetivamente.

Um dos destaques apresentados pela organização do evento é o regresso do criador Pedro Pedro, no dia 18, às 19h30. Em comunicado, sublinham ainda a “estreia da NOPIN, marca industrial da jovem criadora Catarina Pinto, numa aposta do Portugal Fashion com uma marca emergente da conexão design-indústria”.

O alinhamento completo.

O arranque oficial acontece no dia 16 de março, na plataforma dedicada às propostas de jovens designers emergentes, o espaço Bloom. Ali será possível assistir a vários desfiles de alunos da Escola de Moda do Porto e do Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios Modatex.

O espaço destinado aos novos talentos destaca ainda as apresentações de dois anteriores vencedores do Bloom, Marcelo Almiscarado e Maria Carlos Baptista – que fará dupla com a irmã Inês Manuel —, e as propostas do designer Huarte, menção honrosa da última edição do certame.

De regresso para uma 2.ª edição está também a Canex presents Africa @ Portugal Fashion, parceria que conta com a participação de vinte designers africanos no evento. Estas criações serão mostradas na passarela da Alfândega, num total de oito desfiles – cinco no palco principal e três no Bloom – reforçando as relações entre o mercado europeu e africano.

“Na nova dinâmica comercial do Portugal Fashion, o Brandup será transformado num showroom para a imprensa, buyers e profissionais do setor, com cerca de 45 marcas em exposição”, conclui a organização em comunicado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT