A 22 de junho, a marca de luxo italiana Prada apresentou, na semana da moda masculina de Milão, vários pares de sandálias com um padrão trançado e tiras em forma de T. Os modelos, descritos como “calçado de couro”, faziam lembrar um desenho tradicional chamado Kolhapuri, criado nos estados indianos de Maharashtra e Karnataka.
Como a insígnia não mencionou a inspiração na Índia, a coleção gerou alguma controvérsia. Em causa, estão várias alegações de roubo de design e de apropriação cultural.
Após as reações negativas, a Prada reconheceu que as sandálias são inspiradas no tradicional calçado indiano, em declarações ao canal britânico BBC. No comunicado, um porta-voz afirmou que a empresa italiana “sempre celebrou o artesanato, a herança e as tradições do design”.
Além disso, a marca acrescenta que, desde o início, sempre esteve em contacto com a Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura de Maharashtrae. Trata-se de uma importante entidade comercial do setor.

A mesma publicação cita o chefe de Responsabilidade Social Corporativa da Prada, Lorenzo Bertelli, que afirmou que as sandálias se encontravam num “estágio inicial de design”, acrescentando que a marca estava aberta a um “diálogo para uma troca significativa com artesãos indianos locais”.
Após o escândalo, vários vendedores e artesãos indianos apontam o impulsionamento nas vendas de chinelos étnicos, com uma história que remonta ao século XII. Feitas de couro e, muitas vezes, tingidas em cores naturais, estes pares artesanais são resistentes e adequados ao clima quente da Índia.
“Prada 0: Kolhapur 1”, pode ler-se numa partilha no Instagram da marca de comércio electrónico Shopkop. A carta aberta do fundador, Rahul Parasu Kamble, à Prada, foi partilhada cerca de 40 mil vezes nas redes sociais. No post, destaca que os modelos estão “impregnados de tradição”.
Em 2019, os Kolhapuri receberam o estatuto de Indicação Geográfica (IG) do governo indiano. Segundo a Organização Mundial do Comércio, esta distinção credita um bem ou um produto como originário de uma determinada região ou lugar, sendo considerada uma marca de autenticidade.
“Estas sandálias são feitas com o trabalho árduo dos artesãos de couro de Kolhapur. Elas deveriam ter o nome de Kolhapur. Não se aproveitem do trabalho dos outros”, disse um artesão local, Prabha Satpute, à BBC.
