O sentimento indiscritível entre o amor e o ódio em relação às combinações de ganga tem sido, desde o estilo se tornou popular, uma constante no mundo da moda. O momento de glória do canadian tuxedo — termo que se refere a um outfit que conjugue um casaco de ganga com um par de jeans — aconteceu nos anos 2000. A culpa é atribuída à escolha dos looks de Britney Spears e de Justin Timberlake, na cerimónia dos American Music Awards, em 2001. O antigo casal ficou entrou para a história da moda pelos piores motivos e que, por respeito para com os leitores, é melhor não recordar.
No mundo têxtil, a ganga continua a ser um dos tecidos mais versáteis, que pode ser usado e adaptado para várias situações. Ao mesmo tempo, por causa desta característica, é um material que desperta a criatividade de quem o usa e que permite inovar.
Ninguém resiste aos clássicos jeans ou aos intemporais casaco de ganga — sobre isso não há dúvidas — mas nem sempre vestir ambos no mesmo dia é um boa opção. Para que o look funcione é preciso recorrer a jogos de cores, adornos com folhos ou bordados e brincar com diferentes proporções.
A ganga começou a ser usada pela classe trabalhadora, nomeadamente no campo, no século XVII. No mesmo século, Levi Strauss começou a fazer calças resistentes para mineiros no mesmo material. A partir desse momento, a ganga passou dos cowboys aos greasers, dos hippies aos punks, entrou nos desfiles de moda e dominou a cultura pop dos anos 90. É um material com muita história e que, nos dias atuais, continua a ser reescrita.
Carregue na galeria para conhecer várias formas de usar e combinar várias peças de ganga.