Uma mulher aproxima-se dos destroços de um carro carbonizado e, num dos bancos, avista-se um copo intacto. Quando o retira do veículo, é possível ouvir o gelo ainda sólido, a chocalhar no interior. “Com sede depois de um incêndio?”, lê-se na descrição do vídeo insólito que conta com com quase 100 milhões de visualizações. A imagem viral foi suficiente para dar origem a uma verdadeira loucura por estes copos.
Depois da fama no TikTok, o presidente da marca que criou a garrafa, a Stanley, aproveitou a deixa. Terence Reilly garantiu que os copos que produz são “feitos para durar uma vida”. E pelo caminho ofereceu à vítima um novo carro e muitos, muitos copos.
Basta fazer uma breve pesquisa por Stanley Cup no Google e surgem, em poucos segundos, modelos de todas as cores: rosa, verde, branco, azul ou amarelo. Nas redes sociais, milhares de mulheres erguem-nos como se fossem troféus, enfeitam-nos com acessórios e levam-nos para todo o lado.
Nos últimos meses, o modelo batizado de Quencher tornou-se num fenómeno difícil de explicar. Com cerca de 30 centímetros de altura e capacidade para 1,2 litros, trata-se de uma garrafa de viagem reutilizável e fácil de transportar, que se afunila alguns centímetros acima da base.
A maioria das pessoas tem dificuldade a perceber o fascínio em torno da proposta de aço inoxidável. Porém, o fanatismo em torno do objeto faz com que os lançamentos de novos tons esgotem no espaço de um dia, segundo revela a vice-presidente de marketing da marca, Jenn Reeves, à revista “Bon Appétit”.
@danimarielettering Thirsty after you catch on fire? @Stanley 1913 is like no problem i gotchu #fyp #carfire #accident #stanleycup
Apesar de já existir desde 2016, é certo que a geração Z teve um papel crucial na sua recente popularidade. É quase impossível entrar nas redes sociais sem ver algum criador de conteúdos a partilhar o novo copo que comprou, recebeu ou tem na sua wishlist. E ninguém quer ficar de fora.
“[Os clientes sentem] uma descarga de dopamina. Há um sentimento de satisfação quando encontram a cor, modelo ou edição limitada que querem”, explica a analista de tendências Casey Lewis à revista “Dazed”. “Colecionar qualquer coisa, desde copos a carteiras, dá às pessoas uma sensação de realização.”
Cada copo da versão padrão custa 49,95€ no site da marca — que faz envios para Portugal. Isto significa que, no caso das pessoas que acumulam dezenas de versões, têm nas prateleiras de casa um investimento que muitos críticos consideram excessivo para um artigo reutilizável
“Eram tão bonitos que adorei todos. Por isso agarrei neles e, desde então, a Stanley tem lançado opções rosa que são lindas e exclusivas. Precisava de os ter”, explica uma colecionadora norte-americana, Destinee, à mesma publicação.
A origem das Stanley
Embora estes copos sejam um fenómeno entre as mulheres da geração Z, nem sempre foi assim. Lançado por uma marca fundada há mais de um século pelo engenheiro William Stanley Jr., o frasco metálico clássico e patenteado, com uma tampa que funciona como copo, era utilizado por pilotos da II Guerra Mundial.
Na altura, o produto tinha uma imagem mais utilitária e associada ao público masculino. Num anúncio de 1975, por exemplo, lia-se um slogan direcionado apenas para homens: “Sê direto. Diz à senhora o que queres.”
Se o público mudou drasticamente, não foi uma simples coincidência. Em 2020 a Stanley estabeleceu diversas parcerias com influenciadores do The Buy Guide, um blog que recomenda produtos de moda e beleza, com a esperança de atrair mulheres.

A popularidade do seu catálogo tinha diminuído, de tal forma que a marca tinha deixado de produzir o modelo Quencher. Quando a versão surgiu no mercado, em 2016, passou completamente despercebida.
Decidida a mudar o cenário, a equipa manteve o design, mas alterou a oferta de cores e adaptou as vantagens deste fenómeno ao estilo de vida de uma mulher mais urbana e sempre em movimento. A nova cliente podia combinar as garrafas com as roupas ou as unhas, por exemplo.
Quais são as promessas?
Entre 2019 e 2023, a Stanley teve um aumento de receitas de 67 milhões para 680 milhões de euros, revela a “CNBC”. Às influencers, seguiram-se estratégias como parcerias com empresas como a Olay e a Starbucks, já viradas para esta demografia. Resultado: mais edições limitadas para vender e fazer milhões.
Atualmente, a hashtag #StanleyTumbler tem mais de mil milhões de visualizações no TikTok. Por trás destes números, estão pessoas vivem obcecadas com hidratação, como jovens que não resistem a um artigo prático que se torna facilmente numa peça decorativa no seu quarto.
Ainda assim, as vantagens são muitas. A Quencher mantém líquidos frescos até 11 horas e, quando está gelada, até dois dias. E não há necessidade de desenroscar a tampa, visto que tem uma palha metálica própria para beber e uma pega para transportar o recipiente.
“Se encher metade com gelo e metade com água, fica com gelo 24 horas depois, mesmo que o utilize durante todo o dia”, garante a avaliação de uma consumidora no site da marca. Outros referem que é difícil encontrar um copo deste tamanho com uma pega e que caiba no porta-copos do carro.
Com a nova geração encantada, as edições de limitada da Stanley são lançadas a uma velocidade difícil de acompanhar. A venda dos modelos mais recentes, lançados a propósito do Dia dos Namorados, estava limitada a dois artigos por cada cliente. A estratégia aumenta ainda mais o entusiasmo.
Num outro vídeo viral, também partilhado no TikTok, é possível ver uma série de clientes a empurrarem-se para conseguirem agarrar um exemplar. Os que conseguem já o fazem com telemóvel na mão para o mostrar nas redes sociais. E o cenário repete-se, lançamento após lançamento.
Se não está pronta para investir numa Quencher, a NiT reuniu algumas alternativas idênticas mais acessíveis. Carregue na galeria para as conhecer.