Moda

Quer aprender a personalizar roupa e acessórios? Há workshops gratuitos na LX Factory

A iniciativa decorre entre 1 e 10 de dezembro. É a solução perfeita para as peças que estão esquecidas no armário.
Está quase aí.

Se já idealizou ter a imagem da sua cidade preferida numa carteira, sabe a desilusão que é não encontrar à venda. O mesmo acontece quando sonha com uma T-shirt com o seu ícone de estilo estampado. Muitas vezes, a solução passa por criar aquilo que não existe em mais nenhum lado — e a melhor forma de o fazer é com peças antigas e esquecidas.

Entre 1 e 10 de dezembro, quem visitar a LX Factory, em Alcântara, poderá dar uma nova vida às suas peças. No evento LX HO HO Factory, vão decorrer vários workshops gratuitos para mostrar aos portugueses como personalizar roupa, acessórios e sapatos, entre outras iniciativas.

O programa arranca logo no primeiro dia do mês, com mentoria de Black Sneaker, entre as 10h e as 13h. O artista, já conhecido por transformar sapatilhas em obras de arte, vai ensinar-lhe a dar uma segunda vida aos pares que tem perdidos em casa. Pode ser com um pequeno apontamento de cor ou desenhos mais elaborados.

A 3 de dezembro, o foco vira-se para a personalização de T-shirts e roupa em algodão. Com a ajuda do atelier Pitanga, poderá dar um toque único a cada modelo. Entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 19 horas, terá oportunidade de aprender várias técnicas de transformação das peças e acessórios.

Por fim, no dia 8, os protagonistas serão os acessórios e as roupas em pele. Desde malas a botas, blusões, carteiras ou até cadernos, a artista Nastya Varlamova assume o comando do workshop. O objetivo é que até as peças mais simples do nosso dia a dia se tornem dignas de museu.

Se preferir, o Natal da LX Factory também inclui um workshop de velas com aproveitamento de óleos alimentares (entre as 14 e as 17 horas, no dia 1), de criação de enfeites natalícios (entre as 10 e as 13 horas, no dia 10) e de transformação “de resíduos em tesouros” (entre as 14 e as 18 horas, igualmente dia 10).

O LX HO HO Factory vai decorrer entre a Fábrica L e a Comur (A Conserveira De Portugal). A participação não é paga, porém, depende da ordem de chegada dos interessados até ser atingida a lotação limite do espaço. Pode consultar a agenda completa na página de Instagram do espaço comercial e artístico lisboeta.

Se é fã do estilo DIY (do-it-yourself), leia o artigo da NiT sobre os sneakers e roupa de luxo feitos à mão por um antigo craque do Benfica. Carregue na galeria para ver alguns exemplos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT