Moda

Se quer parecer mais alta e magra aposte nos looks monocromáticos (e são tendência)

Rosa, azul, vermelho ou amarelo. Só precisa de escolher o seu tom favorito e não tem de se preocupar com combinações de cores.
Acabou o desafio de combinar cores.

Para as mulheres que não resistem ao preto, usar um look integralmente composto por peças no mesmo tom não é uma novidade. Vestir um conjunto neutro tem sido, ao longo dos anos, uma forma descomplicada de conseguir um visual elegante e eficaz. O cenário foi-se alterando e, com a pandemia, o uso de cor invadiu o street style. Depois do fenómeno do colour blocking, são os outfits monocromáticos que vão a dominar a estação fria.

No mundo do pronto a vestir, atribui-se o mérito da tendência ao designer francês J.C. Weil. Quando terminou a Segunda Guerra Mundial, o seu desejo de revolucionar os looks de trabalho levou-o a explorar a combinação de peças de roupa no mesmo tom. Na altura, brincar com o círculo cromático não só era original, como ajudou a tornar a roupa mais formal acessível a grande parte da população.

Apesar de surgir agora com mais intensidade, este é um estilo que volta de forma ao circuito de moda de forma recorrente. Nas passarelas, marcas como a Max Mara ou a Chloé enviam sempre composições em tons de amarelo torrado, camel ou castanho. Mais recentemente, a febre também desencadeou com o universo rosa da Valentino ou à forma como a Bottega Veneta estuda os tons de verde, a sua cor assinatura.

Uma das vantagens da tendência é o facto de refletir a personalidade de cada pessoa. Enquanto o vermelho é associado ao glamour e à intensidade, o amarelo traduz-se em sentimentos de descontração e alegria. Pode criar uma aura mais misteriosa e elegante com o preto ou, por outro lado, aproveitar a serenidade dos vários tons de azul. Cada cor conta uma história e, pelo caminho, acaba-se o dilema de ter que combinar cores.

Em termos de transformar a nossa aparência, um conjunto monocromático não só tem impacto em termos da altura, como pode auxiliar-nos em relação ao peso. Por um lado, usar um look total no mesmo pigmento cria a ilusão visual de ser mais alta do que realmente é. Ou seja, para as mulheres portuguesas, conhecidas por uma estatura mais baixa, é um truque importante para alongar a silhueta.

No caso de mulheres plus size que querem tirar partido da sua silhueta, esta trend pode ser uma aliada na escolha de peças lisonjeiras, com um conjunto total no mesmo tom ou com a mesma cor em tonalidades diferentes. Na segunda opção, o melhor é colocar a peça mais clara na parte superior para valorizar a silhueta.

Nesta tendência, todos os detalhes contam e também é relevante prestar atenção aos acessórios. Se quiser uma composição mais irreverente, pode combinar os seus sapatos, a sua carteira ou joias com o resto das peças de roupa. Mas contrastar com tons diferentes, que complementem a cor escolhida, é uma forma divertida de se preparar pela manhã.

Ainda está indecisa sobre as formas como pode aderir ao estilo? A NiT reuniu uma seleção de peças que pode conjugar para criar um look monocromático, das propostas mais casuais aos visuais mais formais. Carregue na galeria e inspire-se neste mundo colorido.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT