A Met Gala é um dos momentos mais impactantes no mundo da moda. Nos degraus do Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, nos EUA, inúmeras celebridades juntam-se na primeira segunda-feira de maio e posam com criações arrojadas, para a gala anual de angariação de fundos do museu. E há sempre um mote diferente.
Na edição de 2024, que decorre no dia 6 de maio, o tema a ter em conta é “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” (ou “Belas Adormecidas: O Despertar da Moda”, em tradução livre). A notícia foi divulgada esta quarta-feira, dia 8 de novembro.
O objetivo é que, com o apoio da tecnologia — graças à realidade aumentada, inteligência artificial ou animações, por exemplo — sejam reimaginados “cheiros, sons, texturas e movimentos” de peças de vestuário históricas e contemporâneas icónicas. No fundo, tratam-se de propostas que já não podem ser usadas depois de terem sido adquiridas pelo Met.
A exposição do Costume Institute, filial do museu, vai contar com cerca de 250 itens retirados da sua coleção permanente que estarão disponíveis até 2 de setembro. São cerca de 400 anos de história com criações de nomes como Christian Dior, Hubert de Givenchy e Elsa Schiaparelli, e designers emergentes como Stella McCartney, Connor Ives, Phillip Lim, entre outros.
“Quando uma peça de vestuário entra na nossa coleção, o seu estatuto é alterado de forma irrevogável. O que outrora foi uma parte vital da experiência de vida de uma pessoa é agora uma ‘obra de arte’ imóvel”, afirmou o curador Andrew Bolton, citado pela CNN. “A exposição pretende restabelecer a ligação com as obras expostas tal como foram originalmente concebidas.”
As peças de vestuário demasiado frágeis para serem vestidas em manequins serão expostas como as “beldades adormecidas”. Vão aparecer em vitrinas semelhantes a caixões, com microscópios disponíveis para observar de perto a sua deterioração, explica o Instituto.
A Met Gala acontece anualmente desde 2005 e tem como objetivo angariar fundos para o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. O momento, organizado por Anna Wintour com a ajuda de outros convidados importantes, marca também o início da exposição anual com o mesmo tema.
Aproveite e carregue na galeria para recordar os looks da edição no ano passado, onde foi homenageado o designer Karl Lagerfeld.